Notícias
Igreja de Santa Rita recebe pintura e reparos
A Igreja de Santa Rita, que abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty, passa desde a semana passada por uma pequena intervenção física destinada à conservação do imóvel histórico.
A ação em andamento incluirá a pintura e reparo de paredes externas, portas, janelas, grades do parapeito e telhas que integram o templo paratiense. Também serão realizados reparo, lavagem e pintura da torre do sino e fachada da igreja.
O trabalho está sendo executado por equipe especializada que inclui pintor alpinista habilitado para trabalhos de pintura em altura. Todos os materiais e métodos utilizados estão alinhados com normas e padrões técnicos adequados à preservação da igreja.
Mais antigo templo católico do centro histórico de Paraty (RJ), a Igreja de Santa Rita foi inaugurada em 1722. A edificação foi tombada em 1952 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A execução de serviços de pintura e reparo na área externa da Igreja de Santa Rita é uma iniciativa da Associação de Moradores do Centro Histórico de Paraty que conta com anuência e acompanhamento do Iphan, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.
O trabalho, que tem conclusão prevista para o final de maio, começou pela pintura e reparo nas laterais e fundos da igreja. A visitação ao Museu de Arte Sacra de Paraty segue normal por enquanto.
A previsão é de que seja necessária uma rápida suspensão da visitação em breve, quando o trabalho chegar à parte frontal da igreja. Informaremos ao público através de nosso site e redes sociais. Acompanhe!