Biblioteca / Arquivo Histórico
Biblioteca/Mediateca Araújo Porto Alegre
Considerada uma das mais completas do país no seu segmento, a Biblioteca/Mediateca Araújo Porto Alegre possui um valioso acervo especializado em artes plásticas e visuais do século XIX e XX. Sua vasta coleção abrange também a área de museologia, arquitetura e história da arte. Com mais de 20 mil itens em seu acervo bibliográfico, reúne obras raras e uma grande coleção de livros, obras de referências (dicionários, enciclopédias, bibliografias, guias), periódicos, catálogos de exposições nacionais e estrangeiros, possui também um arquivo biográfico de recortes de jornais e revistas (dossiê dos artistas) e clippings dos eventos do MNBA que remontam ao século passado. O acervo de coleções especiais abarca obras de importantes personalidades no contexto artístico e cultural do país. As obras foram doadas por bibliotecas particulares, tais como: Coleção Quirino Campofiorito, Coleção Paulo Herkenhoff, Coleção Walmir Ayala e mais recentemente a Coleção Pedro Xexéo. Na Biblioteca/Mediateca Araúo Porto Alegre o visitante ou pesquisador também vai encontrar acervo de multimída, composto de CDs, CD-ROMs e DVDs abordando temas que vão da história da arte até as diversas manifestações culturais.
SERVIÇOS PRESTADOS
- A Biblioteca presta atendimento aos leitores, orientando-os nas consultas bibliográficas e apresentando os livros e materiais necessários para as pesquisas solicitadas;
- Consultas online do acervo (base de dados PHL);
- Empréstimo de livros restrito aos funcionários do Museu e do IBRAM;
- Empréstimo entre Bibliotecas;
- Levantamento de informação bibliográfica;
- Boletim das novas aquisições mensais;
- Intercâmbio de Publicações;
- A consulta ao acervo da biblioteca pode ser feita através do http://mnba.phlnet.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram está temporariamente fechado para visitação.
CONTATO
Arquivo Histórico
Os documentos que compõe o Arquivo Histórico do MNBA remontam à criação do Museu Nacional de Belas Artes, em 1937, quando foi incorporado um contingente importante da documentação histórica da Escola Nacional de Belas Artes, e, por extensão de documentos da Academia Imperial de Belas Artes.
O Arquivo Histórico é constituído de documentos textuais e iconográficos como fotografias, que registram a história do Museu desde a Academia Imperial de Belas Artes, incluindo o acervo pessoal de alguns artistas. Contém 26 metros lineares de documentação textual e 15.000 (quinze mil) fotografias históricas. Dentre as doações mais significativas no acervo histórico destacamos diversos documentos originais, publicações e fotografias dos irmãos Bernardelli, a obra do escultor português Rodolfo Pinto do Couto, autor de obras importantes como o busto de Eça de Queiroz, na Academia Brasileira de Letras, assim como documentação dos eventos realizados no Museu desde sua criação.
CONSULTAS
O acesso ao acervo arquivístico é feito através de agendamento após a solicitação ser realizada por procedimentos específicos, os quais iniciam por e-mail. O acervo do Arquivo Histórico está aberto ao público em geral, estudantes, pesquisadores e apreciadores das Artes.
SERVIÇOS PRESTADOS
- Consulta local;
- Informações por e-mail;
- Orientação a pesquisa.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram está temporariamente fechado para visitação.
CONTATO
mnba.arquivohistorico@museus.gov.br