Museu de Arte de Joinville
Projetos:
- “Conexão Museu-Escola”
Nome da Instituição: Museu de Arte de Joinville
Responsáveis pelo projeto: Marcos Antônio Rück – Coordenador do Museu de Arte de Joinville
Alcione Resin Ristau – Especialista Cultural / Educadora de Museu
Objetivo: Promover articulações e mediações educativas sobre as exposições do Museu de Arte de Joinville – MAJ e estudantes de escolas da rede municipal de ensino de Joinville; Proporcionar maior contato dos estudantes com obras originais do acervo do MAJ e demais exposições temporárias, a partir de ações educativas; Oportunizar aos estudantes conhecimentos e vivência artística no espaço do MAJ; Buscar o desenvolvimento de uma poética artística.
Período de realização: Esta ação começou a ser realizada no ano de 2009, sendo aplicada com sete grupos até o ano de 2013.
Públicos atingidos: São público alvo deste projeto, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Joinville.
Descrição da ação: No projeto Conexão Museu-Escola, os participantes entram em contato com obras originais, com artistas e o espaço do Museu. Este conjunto propicia uma reflexão muito diferenciada de uma visita monitorada pelo fato dos participantes virem ao museu semanalmente durante aproximadamente dois meses. Além de vivenciarem nos encontros experiências com tempo e espaço diversas daquela promovida nos espaços escolares, os espaços do Museu são explorados nos workshop pelos artistas em suas vivências, além dos estudantes percorrem estes entendendo a função de cada setor.
Os encontros ocorrem uma vez por semana no contraturno escolar, com um grupo de até 10 estudantes do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Estes estudantes terão oportunidade de desenvolverem leituras, atividades, conversa com os artistas e workshops a partir do contato com as exposições que estarão acontecendo no MAJ, compreendendo a instituição de uma maneira mais significativa, não o entendendo mais como um depósito da cultura e sim como um espaço de educação não formal, de interação e de experiências.
As oficinas terão suas temáticas conforme o calendário de exposições organizadas pelo Museu de Arte e o convite dos artistas que ministrarão os workshops é responsabilidade do setor educativo, considerando a produção artística dos convidados.
A avaliação acontece de forma processual e informal no desenvolvimento das oficinas, levando-se em consideração a relação artista/participantes. E ao final, uma avaliação conclusiva que registra as impressões dos participantes e questões pertinentes quanto ao formato do projeto, através de formulário de avaliação e registro no livro do Projeto.
- “O MAJ vai à escola”
Nome da Instituição: Museu de Arte de Joinville
Responsáveis pelo projeto: Marcos Antônio Rück – Coordenador do Museu de Arte de Joinville
Alcione Resin Ristau – Especialista Cultural / Educadora de Museu
Objetivo: Conhecer obras que fazem parte do acervo do MAJ.Refletir sobre questões pertinentes ao trabalho do museu na adequação do acervo e conservação do patrimônio.
Proporcionar uma vivência aos diretores, orientadores, professores e estudantes dos 9º anos das escolas do ensino público e particular para a importância do MAJ e seu acervo enquanto patrimônio público e artístico.
Propiciar um aprofundamento sobre as questões abordadas na escola, durante a visita no museu.
Período de realização: Esta ação começou a ser realizada no ano de 2009, sendo aplicada em sete escolas da rede municipal de ensino e uma escola particular de Joinville até o ano de 2013.
Públicos alvos: São públicos alvos desta ação as equipes pedagógicas e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Joinville.
Descrição da ação: A realização do projeto é organizada em duas etapas. Na 1ª etapa, o Educador de Museu vai até a escola e proporciona uma vivência para cada turma de 9º ano juntamente com o docente e membros da equipe pedagógica.
O público alvo deste projeto, pouco conhece sobre as questões pertinentes ao cotidiano de trabalho em um espaço museológico, principalmente considerando que durante a visita, o espaço museológico já está organizado na exposição, seja individual, coletiva, do acervo, itinerante etc. São abordadas questões relacionadas às ações de conservação e preservação de obras de arte; curadoria e montagem de exposições, acondicionamento de obras na Reserva Técnica.
Já a 2ª etapa do projeto, consiste na vinda do grupo envolvido (estudantes, docentes, equipe pedagógica) até o Museu para aprofundar as questões levantadas em sala de aula durante a 1ª etapa e visitarem as exposições. Diante das questões apresentadas, a ação educativa propicia uma preparação não só dos estudantes, mas de todo um corpo pedagógico envolvido no processo. Esta ação se revela de extrema importância por envolver de maneira mais qualitativa as relações do museu (educação não-formal) com a escola (educação formal).
- Projeto Multidisciplinar
Nome da Instituição: Fundação Cultural de Joinville – Museu de Arte de Joinville
Responsáveis pelo projeto: Marcos Antônio Rück – Coordenador do Museu de Arte de Joinville
Alcione Resin Ristau – Especialista Cultural / Educadora de Museu
Objetivo: Ampliar o acesso ao patrimônio artístico e cultural, qualificando as mediações, a toda comunidade em programas e projetos diferenciados, mediante parceria entre instituições e o Museu de Arte de Joinville.
Envolver instituições e públicos em ações de educação não formal relacionadas à arte por meio de diferentes tipos de mediação;
Incentivar a apropriação do patrimônio cultural e artístico, contido no MAJ por públicos diferenciados na promoção do acesso e a democratização sociocultural.
Período de realização: Esta ação começou a ser realizada no ano de 2010. Vem sendo realizada anualmente e esteve em sua 5ª edição no ano de 2013.
Públicos atingidos: 1ª Edição “comTato”
– Todos os públicos (projeto desenvolvido para inclusão de deficientes visuais)
2ª Edição “Arte, Cultura e Patrimônio”
– 1ª parte – Acadêmicos do Curso de Artes Visuais – UNIVILLE
– 2ª parte – Todos os públicos (projeto desenvolvido para inclusão de deficientes visuais)
3ª Edição “Composições musicais, um olhar sobre a poética de Fernando Lindote”
– 1ª parte – Estudantes de piano da Escola de Música
– 2ª parte – Todos os públicos
4ª Edição “O que do museu eu guardo no Morro do Meio…”
– 1ª parte – Crianças, adolescentes e educadoras sociais do CRAS – Morro do Meio
– 2ª parte – Todos os públicos
5ª Edição “Autorreferência”
– 1ª parte – Acadêmicos do Curso de Tecnologia em Fotografia – UNIVILLE
O grupo envolvido criou uma proposta de exposição a ser inscrita em editais de arte, em caso de aprovação poderá ser vista nos espaços expositivos e também em forma virtual na internet.
Descrição da ação: Todas as ações realizadas no Projeto Multidisciplinar visam potencializar a apropriação do patrimônio artístico e cultural que permeiam a instituição pelos diferentes públicos participante das propostas realizadas e que assim passam a perceber a instituição museal como um espaço de múltiplas possibilidades e representações.
O projeto inicia com a definição da instituição/grupo parceiro. Em seguida realiza-se a preparação de objetivos conectando as especificidades de cada instituição. Na sequencia, organiza-se o plano de ação/atividades fixando um cronograma. A próxima etapa é a execução e registro das atividades, entendendo que os procedimentos são diferenciados a cada edição do projeto.
As ações de comunicação museológica devem potencializar a relevância do reconhecimento do patrimônio público e artístico e cultural que o museu abriga. Por isso é imprescindível políticas/programas educativos que promovam a democratização do acesso aos museus para, dessa forma, democratizar também o acesso a obra do artista, aos bens culturais e a memória.
Nas edições de 2010, 2011 e 2013 do Projeto Multidisciplinar evidenciaram também a reflexão sobre a produção e a poética de artistas como Mário Avancini (SC) –in memorian – no campo da escultura; Elvo Benito Damo (PR) na gravura; Fernando Lindote (SC) e Maristela Winck (RS) na arte contemporânea. Além disso, nas duas primeiras edições, foi confeccionado material em Braille acessível aos visitantes durante o decorrer das exposições.