Notícias
Presidenta do Ibram se reuniu com representantes de Pontos de Memória, em Belém
A presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, esteve esta semana em Belém, para a abertura do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR).
A presidenta se reuniu com representantes dos pontos de memória Museu dos pássaros e outros bichos, Cordão do pássaro pipira e água boa, Casa de Dona Mariana e Ilha de Caratateua, e ressaltou a importância da campanha de certificação de pontos de memória. "Fizemos uma campanha de certificação que aumentou de 40 para mais de 500 os Pontos de Memória, sendo 29 deles no Pará. Reconhecemos a resistência dos Pontos de Memória nos últimos anos e os chamamos a serem protagonistas nesse processo, que visa a consolidação da participação social”, afirmou.
Em 11 meses de gestão, a presidenta do Ibram já visitou 20 estados, em todas as regiões brasileiras, na retomada da discussão do Sistema Brasileiro de Museus e das políticas públicas do setor. Fernanda Castro exaltou a importância do diálogo “encontrar, ouvir suas demandas e propostas é uma ação importante para o planejamento do futuro. A retomada do diálogo com a sociedade e a abertura para participação popular nas decisões e na execução das políticas públicas é o principal eixo de atuação do Ibram nessa nova gestão compartilhada,” disse.