Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, participou de reunião com o presidente da criação da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural da OAB/MG, Afrânio Viana de Souza Júnior. A reunião online aconteceu na manhã da sexta-feira, 7 de março, e contou com a participação de Paulo Roberto Meireles do Nascimento e de Renato Somberg Pfeffer, ambos integrantes da Comissão, além do chefe do Núcleo de Relações Institucionais do Ibram, Michel Correia, e do diretor do Museu da Inconfidência, Alex Sandro Calheiros de Moura.
Fernanda Castro iniciou agradecendo o contato feito pela Comissão, vislumbrando um trabalho conjunto a partir dessa reunião, e comentou sobre o trabalho feito durante a sua gestão na busca pelo fortalecimento dos conselhos consultivos do Ibram e da participação social na formulação das políticas públicas que orientam o trabalho do Instituto. Fernanda citou a criação do Participa Ibram, que é uma plataforma que permite que movimentos sociais, coletivos e instituições possam se cadastrar como agentes de participação social e integrar os espaços consultivos da autarquia, e convidou a Comissão a integrarem a plataforma.
Afrânio Viana de Souza Júnior comentou sobre a proposta da Comissão para a criação de uma Delegacia Especializada em Furto e Dano ao Patrimônio Cultural e destacou importância de uma maior interlocução entre as instituições responsáveis pelo Patrimônio Histórico e Cultural, com o judiciário e a sociedade. Afrânio tratou, ainda, sobre algumas demandas da Comissão a respeito os acervos e exposições do Museu da Inconfidência.
A presidenta do Ibram corroborou a relevância do trabalho conjunto, convidando a Comissão a traçar um plano de ações em parceria com o Ibram e a colaborar com o Comitê Interinstitucional de Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais, que será instituído no âmbito do Governo Federal, e reforçou o compromisso de parceira e colaboração entre as duas instituições.