Notícias
Presidenta do Ibram inaugura Museu da Cultura Hip Hop RS
A presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, participou no último domingo (10), em Porto Alegre (RS), da inauguração do Museu da Cultura Hip Hop RS.
O museu é o primeiro da América Latina dedicado ao tema, sendo um marco importante para essa expressão cultural no Brasil. A iniciativa foi financiada pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura.
O evento de inauguração, apresentado pela Negra Jaque, contou com diversas atividades, como batalha de rima, batalha de breaking, shows de rap, grafitagem e apresentações de DJs, que ofereceram aos participantes a chance de aprender mais sobre a cultura hip hop.
Após a inauguração, a presidenta do Ibram e a Construção Nacional da Cultura Hip Hop assinaram protocolo de intenções para a parceria entre ambos. O objetivo é potencializar o desenvolvimento de projetos e iniciativas comuns de formação de agentes culturais, qualificação, preservação e modernização arquitetônica e expográfica vinculadas ao fortalecimento institucional do Museu do Hip Hop RS, à criação do Museu Nacional do Hip Hop e à elaboração de material de promoção.
"O Museu do Hip Hop RS é um importante marco para a cultura hip hop no Brasil. É um espaço que preserva a memória e a história dessa arte, além de promover a sua divulgação e valorização", afirmou a presidenta do Ibram, Fernanda Castro. "A parceria com a Construção Nacional da Cultura Hip Hop é fundamental para a expansão dessa iniciativa e para o fortalecimento da cultura hip hop no Brasil", completou.