Notícias
Presidenta do Ibram faz visita técnica ao Museu de Alcântara
A presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, esteve entre a última segunda e quarta-feira (7 a 9/8) no Maranhão, onde realizou visita técnica ao Museu de Alcântara, que integra a rede Ibram. Durante sua passagem pelo estado, também reuniu-se com o secretário maranhense de Cultura e cumpriu outras agendas de trabalho.
O roteiro teve início na tarde da segunda-feira (7), quando a presidenta do Ibram, em todo o roteiro acompanhada pelo assessor de Relações Institucionais do Ibram, Michel Correia, participou de reunião com a Rede de Educadores em Museus do Maranhão.
Na manhã da terça-feira (8), Fernanda Castro foi até a cidade histórica de Alcântara (MA), onde realizou visita técnica ao Museu de Alcântara. Na oportunidade, percorreu e conheceu em detalhes as instalações físicas do museu e conversou com a direção e equipe da instituição sobre seus atuais projetos e prioridades.
No mesmo dia, ainda em Alcântara (MA), a presidenta do Ibram reuniu-se com o coordenador regional da Agência Espacial Brasileira, Clayton Martins. Em pauta, apresentação sobre a AEB e tratativas sobre parceria na execução de novo projeto expográfico do Museu de Alcântara. Na sequência, visitou a comunidade quilombola de Itamatatiua, recém certificada pelo Ibram como ponto de memória.
Na quarta-feira (9), em São Luís (MA), a agenda prosseguiu com visita técnica ao Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão e reunião com o secretário de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda. Em pauta, a intenção do Ibram em realizar parcerias voltadas à formação, à digitalização de acervos e outros temas, além da criação do Sistema Estadual de Museus do Maranhão.
"O Ibram vem buscando retomar o Sistema Brasileiro de Museus pelo fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Museus, a realização de parcerias, a escuta da sociedade, dos pontos de memória, dos museus, as redes", explica Fernanda Castro. "Estive aqui também com a Rede de Educadores em Museus do Maranhão e a gente vai realizar muitas parcerias, muitas ações em conjunto relacionadas ao fomento, à formação, a pensar a estrutura das nossas instituições, porque a cultura do Brasil voltou e voltou de mãos dadas", completou a presidenta do Ibram.