Notícias
Nota de pesar pelo falecimento da Professora Myriam Sepulveda
O Instituto Brasileiro de Museus manifesta um grande pesar pelo falecimento da Professora Myriam Sepulveda, uma das referências no campo do patrimônio.
Myrian Sepúlveda dos Santos foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPq Arte, Cultura e Poder e do Museu Afrodigital Rio.
Tinha doutorado em Sociologia, pela New School for Social Research; mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); e bacharelado em História, pela Universidade Federal Fluminense.
Foi professora visitante no IUPERJ e no Theory, Culture and Society Center, da Nottingham Trent University. Desenvolveu pesquisas em pós-doutorado no Centro de Estudos Latino-Americanos (University of Cambridge); Centro de Pesquisa sobre Relações Sociais (Université de Paris V), e no Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra). Sua área de pesquisa foi a sociologia da cultura.
Publicou artigos e livros sobre memória e identidade; práticas e políticas culturais; teoria social; museus; carnaval; relações raciais; e prisões. Entre suas publicações estão os livros Porões da República: a barbárie nas prisões da Ilha Grande; Memória Coletiva e Teoria Social; e, Entre utopias e memórias: arte, museus e patrimônio.