Notícias
Nota de Pesar
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lamenta o falecimento de Élcio Aparecido de Souza, membro da instância deliberativa do Ponto de Memória da Brasilândia (São Paulo), nesta quarta feira, 17 de fevereiro.
Vai-se um amigo de fazer rir e até de fazer chorar, de fazer chorar de tanto rir. Vai-se um companheiro de luta, das causas possíveis, justas e necessárias e jamais impossíveis. Vai-se um bamba. Uma pessoa? Não, um tipo. Tipo brasileiro, tipo brasilandiano, tipo do samba, tipo sonhador, tipo sorriso! Um amigo de pouco tempo, porque qualquer tempo seria pouco para conhecer alguém tão intenso e especial. Vai cedo. Vá em paz. Fica conosco a alegria e o prazer de tê-lo conhecido. Que bom que operamos com a memória. Vamos sempre nos lembrar de você!
Sobre o Ponto de Memória da Brasilândia
O Ponto de Memória da Brasilândia é uma das 12 iniciativas de memória apoiadas pelo Ibram, em parceria com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Brasilândia é um distrito situado na zona noroeste da capital paulista, com cerca de 220 mil habitantes. O grupo à frente do ponto de memória da região, do qual o saudoso Élcio fez parte, é envolvido em trabalhos comunitários, pesquisas da história do bairro, entidades socioculturais, jornais e rádios comunitárias.