Notícias
Museu Victor Meirelles oferece curso gratuito sobre reinvenção de museus
Nos dias 17 e 18 de novembro, das 15h às 19h, o Museu Victor Meirelles/Ibram promove presencialmente o curso “O Museu como Re/Invenção”, ministrado pela artista e professora Daniele Zacarão. A proposta é refletir sobre como práticas artísticas e curatoriais podem subverter a hegemonia institucional da arte, trazendo, assim, elementos para repensar e reinventar o papel dessas instituições na contemporaneidade.
Voltado para professores de artes, estudantes e profissionais de museus, o evento é gratuito com inscrições pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br. Serão oferecidos certificados de 8h para quem participar das duas datas.
As reflexões partirão do Museu de Arte de Cresciuma, que pode ser definido como um museu de artista, um museu ficção e/ou um museu como processo. Trata-se de um projeto artístico que adota práticas institucionais para pôr em questão histórias e contextos socioculturais de Criciúma/SC. Esse movimento é iniciado pela adoção do nome originário da cidade: Cresciuma, que, sendo de origem indígena, significa taquara pequena, uma referência ao capim de mesmo nome, abundante na região durante a colonização.
Constituído inicialmente por um arquivo fragmentado de livros, imagens, textos e projetos de exposições que aconteceram na cidade, o Museu de Arte de Cresciuma pretende recriar espaços expositivos, investigar o papel da preservação e do arquivo, promover programas públicos e refletir sobre práticas institucionais e seus contextos precários.
Imagens:
Primeira instalação temporária do Museu de Arte de Cresciuma, realizada em fevereiro de 2020 no Centro Cultural Jorge Zanatta, em Criciúma.
Crédito de imagem: Daniele Zacarão.