Notícias
Museu do Diamante completa 68 anos
Criado pela Lei Federal nº 2.200 de 12 de abril de 1954, o Museu do Diamante/Ibram completa amanhã, dia 12, 68 anos. O museu se apresenta como um importante marco histórico e um significativo lugar de memória de Diamantina em virtude dos aspectos representativos da história da cidade e do cotidiano da sociedade mineradora existente no Arraial do Tijuco a partir do século XVIII.
O acervo do museu é formado por objetos de estilos e tipologias diversas e compreende instrumentos de mineração, arte sacra, objetos de uso cotidiano, mobiliário, entre outros. O museu é um espaço dinâmico, que oferece serviços de visitas mediadas, ações educativas e culturais (cursos e oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa e palestras, exposições), atendimento a pesquisadores e cessão de espaço.
A unidade museológica tem como missão a promoção e salvaguarda do Patrimônio Cultural, a valorização da diversidade cultural e dos saberes de Diamantina e seu entorno e a busca pela democratização do acesso à cultura. Em virtude da interdição do casarão sede do museu, a exposição de longa duração está temporariamente aberta à visitação na Casa de Chica da Silva/Iphan.
Mais informações sobre a programação do Museu do Diamante por meio do link. Agendamentos pelo telefone (38) 3531-1382.
O museu funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30. Sede provisória: praça Lobo de Mesquita, 266 – Centro – Diamantina/MG (Casa da Chica da Silva).