Notícias
Museu de Arte Sacra de Paraty promove restauração do nicho Divino Espírito Santo
Neste mês, estão expostos no Museu de Arte Sacra de Paraty/Ibram o nicho e a imagem do Divino Espírito Santo usados nas cerimônias de pentecostes, celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo cinquenta dias depois da Páscoa. O nicho teve sua restauração concluída recentemente e faz parte do plano de trabalho do museu e da Associação de Amigos.
O nicho Divino Espirito Santo estava, em toda sua integralidade - ornatos, frisos e partes lisas -, perdendo sua característica original. Em várias partes do nicho, o nivelamento estava comprometido devido às intervenções anteriores. Seguindo as instruções da carta de restauro, a remoção da repintura foi adotada por debilitar e alterar os valores históricos da obra ou de aditamentos de estilo que a falsifiquem. A decapagem foi executada de forma mecânica e química , de acordo com testes de solubilidade efetuados no local.
Para que a decapagem fosse feita de forma segura e que a solução não sensibilizasse a camada original, foi necessário retirar as camadas uma a uma para obter um resultado mais seguro. Após a etapa de decapagem, a camada original recebeu verniz. De acordo com o arquiteto restaurador, Marcio Freitas, a aplicação do verniz antes de outras etapas de restauração é fundamental para a proteção da camada original.
Foram encontrados no nicho Divino Espirito Santo vários trechos com douramento em folha de ouro , que se encontravam encobertos pela camada de repintura existente. Assim, após o nivelamento das áreas de perda, foi executado o retoque pictórico , preenchendo as lacunas com as cores similares ao original utilizando a técnica da mimetização cromática.
O Museu de Arte Sacra de Paraty está aberto as quartas e sábados das 9h às 17h.