Notícias
Museu da Inconfidência reabre à visitação pública
Na última terça-feira, 1º de fevereiro, o Museu da Inconfidência reabriu à visitação da Exposição de Longa Duração. Fechado desde março de 2020, em função da contenção da transmissão da pandemia de Covid-19, o museu volta a receber o público após fazer as adaptações necessárias para atender as medidas sanitárias, visando garantir a segurança de seus trabalhadores e visitantes.
A capacidade máxima de visitantes no circuito expositivo foi restrita a 40 pessoas por vez, respeitando a ordem de chegada e, o momento, a visitação de grupos não estão sendo agendadas. O uso de máscara em todos os espaços do museu é obrigatório e dispensers de álcool em gel para a higienização das mãos foram disponibilizados no interior do Museu. Além disso, não será permitida a entrada de pessoas com a temperatura corporal acima de 37,5ºC e o distanciamento mínimo de 2 metros entre os visitantes deverá ser respeitado.
O Museu da Inconfidência está aberto de terça a sexta, de 9:00 às 16:30 e sábados de 10:00 às 16:30, e a entrada é franca. Saiba mais em @museudainconfidencia (Instagram)
Sobre o Museu da Inconfidência
Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto, o museu foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira. O acervo de 4 mil itens reúne peças históricas e artísticas que formam um conjunto articulado de testemunhos culturais do período, refletindo a relação de Vila Rica com a conspiração. O Panteão dos Inconfidentes guarda lápides com os restos mortais de 16 inconfidentes, incluindo o poeta Tomás Antônio Gonzaga.