Notícias
Museu Chácara do Céu celebra seu 52° aniversário
O Museu Chácara do Céu comemora hoje (22) seu aniversário. São 52 anos de história, onde a busca por manter viva a memória e a tradição foram seus pilares essenciais. Este museu integra a rede dos Museus Castro Maya, juntamente com o Museu do Açude, para o qual não há uma data de aniversário conhecida. Esta data também partilha o aniversário do patrono do museu, que uniu este importante acervo.
O patrono do museu sempre foi um adepto da arte e, ao longo de sua vida, buscou compartilhar suas coleções com o público. Assim, as antigas casas de Castro Maya são hoje pontos de referência cultural. Fundado em 1972, o Museu Chácara do Céu conta atualmente com diversos projetos e exposições. Os prédios foram tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1974, e hoje fazem parte de um dos quase trinta museus do Ibram.
No último ano, diversos projetos foram realizados no Museu Chácara do Céu, contribuindo para o desenvolvimento da cultura nacional. Em abril, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) realizou análises físico-químicas de aquarelas de Debret e outras obras. Já em junho, foi realizada a exposição “Paisagens Irreais”, destacando a pintura "Vista do Rio de Janeiro tomada de Santa Teresa", de Nicola Antonio Facchinetti. Também neste mês, a obra "Praça XV de Novembro" esteve presente no CCBB-RJ.
A exposição “Amigos da Gravura”, inaugurada em julho, contou com obras do artista mineiro Heberth Sobral. Nesse mesmo momento, foi inaugurado o Espaço Contemporâneo do Céu, apresentando um painel e um banco em azulejaria do mesmo artista. No mesmo mês, a exposição “Reler Debret” foi encerrada, estabelecendo um diálogo entre obras nacionais e as do artista francês. Em setembro, a obra "Pastor com Corça", de Bruno Giorgi, integrou a exposição "Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo", no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Foram muitas as realizações em 2023, nas quais o Museu Chácara do Céu avançou e compartilhou um pouco de seu acervo com diversas pessoas e lugares. E, neste aniversário, celebra sua força e busca pela manutenção da arte viva para a população. Que estes 52 anos sejam festejados e contribuam ainda mais para o desenvolvimento da cultura brasileira.