Notícias
Ibram reúne profissionais do setor no (re)CONEXÕES, em Recife
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveu, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, a Fundação de Patrimônio Artístico e História de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES, no Nordeste.
O evento aconteceu no dia 4 de junho, no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife (PE), e reuniu cerca de 120 participantes, oriundos de 35 municípios pernambucanos.
O (re)CONEXÕES tem como objetivo promover o debate e agregar contribuições para a construção coletiva do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, documento de planejamento que definirá as diretrizes para a atuação dos museus brasileiros e será apresentado no 8º Fórum Nacional de Museus, em novembro deste ano.
Os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalho temáticos: Democratização, participação social e institucionalização do campo museal; Identidade, patrimônio, memória e educação; Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política museal; e, Fomento, sustentabilidade e economia dos museus.
Todas as contribuições serão sistematizadas e incorporadas ao documento que será votado no 8º Fórum Nacional de Museus.
Outros eventos do Programa (re)CONEXÕES serão realizados nas demais regiões do país. Os próximos encontros, com datas já confirmadas, serão realizados no Amazonas, dia 14 de junho, e em Minas Gerais, dia 26 de junho. As reuniões nos demais estados brasileiros serão realizados ao longo do segundo semestre.
Confira aqui outras fotos do evento.
Colaboração: Ascom Fundarpe e Secult PE
Foto: Dani Pedrosa - SecultPE/Fundarpe