Notícias
Ibram realiza o primeiro evento do (re)CONEXÕES no Rio de Janeiro
Na última terça-feira, dia 28, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) deu início ao programa (re)CONEXÕES com um evento no Museu de Arte do Rio (MAR). Com a participação de mais de 150 pessoas, incluindo representantes de museus, pontos de memória, universidades, coletivos e redes, o evento marcou o começo de uma série de encontros que percorrerão os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
A programação da manhã incluiu as assinaturas dos Acordos de Cooperação Técnica entre o Ibram, o estado e o município do Rio de Janeiro. Estiveram presentes Sidney Tartaruga, do Museu de Favela, Frei Tatá, do Museu João Cândido, Helena Uzeda, representando a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), representantes do Sistema MinC no Rio de Janeiro e a gestora do Museu de Arte do Rio de Janeiro.
Durante a tarde, os participantes se dedicaram aos trabalhos de análise e construção do novo Plano Nacional Setorial de Museus. Luiz Renato, do Ibram, conduziu a apresentação inicial, seguida pela divisão dos presentes em quatro grupos de trabalho, cada um responsável por um dos eixos do novo Plano.
O resultado do trabalho foi intenso e produtivo, com a contribuição de novas diretrizes que serão disponibilizadas no site do 8º Fórum Nacional de Museus. Essas ações serão posteriormente sistematizadas e levadas para votação e aprovação no 8º FNM, que ocorrerá em novembro deste ano, na cidade de Fortaleza.
O evento (re)CONEXÕES no Rio de Janeiro foi apenas o primeiro de uma agenda que pretende percorrer todas as regiões do país, reafirmando o compromisso do Ibram em promover uma ampla consulta democrática e colaborativa para fortalecer o setor museal brasileiro.