Notícias
Ibram promove coleta de dados sobre Sustentabilidade em Museus
O Instituto Brasileiro do Museus (Ibram) promove nova coleta de dados sobre Sustentabilidade em Museus. Tal coleta será feita por meio do preenchimento do formulário disponível no Guia de Autoavaliação em Sustentabilidade do Programa Ibermuseus, e visa apoiar a gestão dos museus e processos museais a realizar uma autoavaliação, além de fornecer subsídios para a construção de políticas públicas de sustentabilidades em museus.
Todos os museus brasileiros estão convidados a preencher o formulário e aqueles que participaram da coleta em 2023 devem fazer nova coleta agora em 2024, a fim de fornecer informações para uma série histórica que vai contribuir para um melhor diagnóstico do setor museal. A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, destaca que o Guia é uma ferramenta importante de gestão do museu. "O Guia é um instrumento gratuito que pode ajudar os gestores a identificar os pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados nos museus que administram", comentou.
O Guia é uma ferramenta online, com base em 55 indicadores, sobre questões relacionadas à educação, preservação e conservação, comunicação, pesquisa e governança, abrangendo aspectos como meios e recursos utilizados, processos e rotinas de trabalho, serviços prestados à sociedade e resultados alcançados, mecanismos de liderança, planejamento, gestão, buscando sempre correlacionar o cumprimento das funções primárias e de governança com práticas sustentáveis nas quatro dimensões: ambiental, cultural, social e econômica.
Lançado na Jornada Iberoamericana Museus e Sustentabilidade, em julho de 2023, o Guia de Autoavaliação de Sustentabilidade é resultado do trabalho colaborativo do qual participaram profissionais de 12 países ibero-americanos que compõem a Mesa Técnica de Sustentabilidade do Programa Ibermuseus, que é coordenada pelo Brasil, por intermédio do Ibram.