Notícias
Ibram lança vídeos tutoriais sobre o Tainacan
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou uma série de vídeos instrucionais sobre o sistema Tainacan. O material é um conjunto de 11 tutoriais que visa a capacitação de profissionais de museus que estejam interessados em utilizar o Tainacan para a publicação de suas coleções digitais.
O objetivo dos vídeos é auxiliar na compreensão e utilização das funções básicas do sistema Tainacan, com conteúdos que vão desde a compreensão do que é preciso para instalar o Tainacan, até a gestão e catalogação do acervo, bem como criação de conteúdo no site do acervo, utilizado os objetos publicados no Tainacan.
Os vídeos estão disponíveis por meio da playlist no YouTube do canal Saber Museu, acesse: https://cutt.ly/nJLtFhq
O conjunto de 11 vídeos é o primeiro produto audiovisual de capacitação no Tainacan produzido pelo Ibram. Seu lançamento complementa a estratégia do Ibram de facilitar o uso do Tainacan como ferramenta livre (gratuita) para publicação online de acervos digitais de instituições museológicas.
Manual para projetos de acervos digitais
A publicação Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos, produzida pelo Ibram em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de Brasília (UnB), foi inspirada em conceitos, práticas e tecnologias contemporâneos, que apontam o surgimento de uma nova cultura de uso relacionada à memória digital.
Lançada pelo Ibram em novembro de 2021, a publicação Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos está disponível para download no site do Instituto.
Sobre a Rede Tainacan–Ibram
Desenvolvido no âmbito do Programa Acervo em Rede, o projeto Tainacan–Ibram visa a catalogar e a difundir os bens culturais musealizados a partir da customização da ferramenta Tainacan para atender às necessidades da documentação dos museus com o objetivo de permitir a normatização dos dados com o uso de vocabulário controlado e com a padronização para a norma do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados (INBCM).
Ao implementar o projeto Tainacan nos museus do Ibram, as equipes técnicas da Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto e da Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com os especialistas dos museus, têm experimentado processos que revelam novas práticas que indicam modos próprios dessas instituições em operar a cultura digital.