Notícias
Ibram lança Programa (Re)Conexões
Nesta quinta-feira (18), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizou o evento de lançamento do Programa (re)Conexões. O momento trouxe importantes debates sobre o Museu da Democracia e a importância da participação social nos assuntos museais. Com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o evento foi realizado no Museu Lasar Segall, em São Paulo e transmitido pelo Youtube contando com discursos essenciais para democracia e para a memória brasileira.
O foco principal do evento foi a retomada do Programa Conexão, lançado inicialmente em 2012, e agora voltado para participação coletiva nas decisões do campo museal nacional.
Outro importante momento foi a apresentação do anteprojeto do Museu da Democracia. A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, falou como está o andamento do projeto e o objetivo deste memorial dedicado à democracia nacional. “Receber e difundir tudo aquilo que nossos museus fazem pela democracia”, afirmou Fernanda.
Em seu discurso, Margareth Menezes pontuou como o Museu da Democracia é importante para a história nacional, principalmente após os ataques ocorridos em 08 de janeiro de 2023. “Queremos que o museu da democracia tenha a cara do Brasil”, disse. Também destacou a necessidade do diálogo e da escuta para o desenvolvimento cultural.