Notícias
Ibram lança em live no dia 18 Plataforma de Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos
Na próxima segunda-feira (18), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançará a nova Plataforma de Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos. O lançamento acontecerá em evento online que será transmitido ao vivo pelo canal do Ibram no YouTube.
O evento contará com a presença da coordenadora de Preservação e Segurança do Ibram, Taís Valente, da coordenadora de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Talita Sá, e do promotor de justiça Marcelo Maffra, coordenador de Patrimônio Cultural do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A nova plataforma segue as atribuições do Eixo IV do Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro. Seu principal propósito é facilitar o acesso às informações sobre bens musealizados desaparecidos, implementando práticas avançadas de catalogação para garantir a preservação efetiva desses tesouros culturais.
Durante o evento, serão apresentados detalhes da plataforma, destacando sua integração com o Banco de Bens Procurados do Iphan e o Sondar, sistema de resgate de bens culturais desaparecidos desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento também abrirá espaço para perguntas do público, proporcionando oportunidade para a audiência interagir diretamente com os especialistas participantes.
Assista aqui ao lançamento da Plataforma de Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos.