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Ibram divulga o texto de referência do tema da 18ª Primavera de Museus
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) divulga o texto de referência sobre o tema da 18ª Primavera dos Museus. O texto visa inspirar e nortear as instituições participantes na programação de seus eventos para a temporada. Leia o texto abaixo:
O tema Museus, acessibilidade e inclusão é a inspiração para a realização das atividades da 18ª Primavera dos Museus.
Durante essa edição do evento teremos a oportunidade de expandir nossos olhares, pensar e refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais.
Promover acessibilidade é dar condição de acesso aos ambientes, às exposições, aos serviços e equipamentos para que todos possam usufruir das experiências com autonomia.
Incluir é entender a pluralidade da nossa sociedade e garantir que suas diferenças não sejam barreiras para essas pessoas. É ato de nos adaptar para acolher toda diversidade.
A reflexão sobre acessibilidade e inclusão é fundamental para eliminação das barreiras nos museus, sejam elas urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais ou tecnológicas.
E para transpor todas essas barreiras nos museus é imprescindível fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência. É importante que as pessoas com deficiência não estejam apenas no grupo de visitantes, mas também façam parte do quadro de profissionais dos museus, que no acervo tenha obras produzidas por artistas com deficiência e que os museus possuam obras onde pessoas com deficiência se vejam representadas.
Na busca por qualificar os espaços museais, e para atender a demanda no setor museal brasileiro, o Ibram está formulando o Acesse Museus – Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória.
O Acesse Museus tem como objetivo implementar diretrizes, fomentar o desenvolvimento e difundir conhecimentos de práticas acessíveis e inclusivas nos museus e nos pontos de memória.
Hoje os Museus são muito mais do que edifícios que contêm a memória representativa de uma época ou povo. Eles também estimulam o público a criarem sua própria história e serem parte integrante de suas atividades.
Ao centrar a atenção nessas funções essenciais, a 18ª Primavera dos Museus busca enfatizar o papel dos museus brasileiros no estímulo a perguntas e descobertas sobre as realidades, barreiras e soluções elaborados pelas comunidades que integram o nosso país.
Onde estão as pessoas com deficiência nos museus?
Que acervos representativos de suas culturas são preservados?
Como eles são apresentados para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento?
Quem os museus ouvem quando tratam de acessibilidade?
Nesse sentido, nesta 18ª Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus sugere e convoca todas as instituições a contribuírem nas reflexões que apontam a memória como elemento vital para a construção da acessibilidade e para a promoção da inclusão.
A partir desta perspectiva participativa e de construção por espaços acessíveis, o Ibram convida todos a se juntarem nessa jornada para vivenciar novas experiências através de exposições, mesas de conversa, oficinas e muito mais.
CONHEÇA MAIS
A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil.
Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
ACESSIBILIDADE NO TEXTO
Este texto foi construído de forma simples e clara, para que um maior número de pessoas possa compreender o conteúdo. Com sentenças curtas e diretas, tentando utilizar linguagem mais simples, priorizando palavras mais utilizadas e conhecidas pela população em geral e evitando gírias, estrangeirismos e metáforas.
IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual desenvolvida pelo Ibram para a 18ª Primavera dos Museus, teve como princípio norteador a busca pela acessibilidade no design, que prioriza a legibilidade, alto contraste, simplicidade e cuidado em não gerar dispersão.
Foi selecionado para ilustrar a campanha o símbolo universal de acessibilidade, criado em 2015 para representar esperança e acessibilidade de informações, serviços, tecnologias de comunicação, bem como acesso físico para todos.
A acessibilidade não possui uma cor de representação, foram escolhidas então:
• o azul, por ser frequentemente associado à sinalização de acessibilidade e transmitir segurança;
• o vermelho, por gerar atenção em campanhas de conscientização;
• o roxo, por ser cor resultante do vermelho e azul, a combinação representa união;
• o branco, pela simplicidade e clareza, importantes em design acessível;
• e o rosa, cor usualmente ligada à gentileza e empatia, resultante da junção do vermelho e branco.
Essas cores possuem alto-contraste para facilitar leitura por pessoas com baixa visão ou visão subnormal. E para garantir um visual acessível foram utilizadas calculadoras de contraste possibilitando validações e testes.
A tipologia selecionada foi a fonte Rawline, uma fonte livre, limpa e com fácil distinção entre os caracteres. O tamanho e estilo dos textos e sua disposição espacial também foram pensados para gerar mais acessibilidade.
A campanha foi construída de tal forma que possibilite as instituições participantes se apropriarem e adaptarem as artes para suas realidades e necessidades, fortalecendo assim a integração visual da 18ª Primavera dos Museus.
SERVIÇO:
O que: 18ª Primavera dos Museus
Quando: de 23 a 29 de setembro de 2024
Inscrições: até o dia 13 de setembro, por meio da plataforma visite.museus.gov.br
Informações: visite.museus@museus.gov.br