Notícias
Ibram disponibiliza Painel de Dados Interativo da PEMBrasil
O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) disponibilizam o painel interativo com os dados da Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros – PEMBrasil.
O painel apresenta dados sobre as práticas educativas dos museus brasileiros e sobre os educadores museais a partir de 30 indicadores selecionados, permitindo a visualização através de filtros e a realização de cruzamentos entre os dados. Além disso, o painel possibilita o acesso aos dados brutos da pesquisa, disponíveis para download e permite o uso e o compartilhamento dos dados.
O principal objetivo da disponibilização do painel é incentivar futuras pesquisas no campo da educação museal a partir de novas perspectivas gerada, por meio de análises e cruzamentos realizados por pesquisadores da área.
Acesse aqui o Painel de Dados Interativo da PEMBrasil
Sobre a PEMBrasil
A Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal - Pesquisa Educação Museal Brasil (PEMBrasil) surgiu a partir da demanda do campo museológico por informações sistematizadas sobre o campo da educação museal.
Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e executada pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) através de um convênio com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a pesquisa teve como objetivo a produção de informações para gerar subsídios para a implementação, a avaliação e eventuais revisões da Política Nacional de Educação Museal.
Realizada entre 2022 e 2023, a PEMBrasil contou com a participação de 1153 respondentes, provenientes de todos os estados brasileiros, sendo 42% profissionais da educação museal com ou sem vínculo com museus, 39,4% museus representados por um gestor e 18,6% museus representados por um profissional da educação museal.
Uma fase complementar da pesquisa foi realizada pelo Ibram em setembro deste ano, visando identificar a incidência da educação nos instrumentos de planejamento dos museus brasileiros e examinar as reverberações dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal no planejamento de suas ações educativas. Uma nova publicação com essa análise de dados tem lançamento previsto para março de 2024.