Notícias
Fernanda Castro é nomeada presidenta do Ibram
Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 7 de fevereiro, a nomeação de Fernanda Castro para a Presidência do Instituto Brasileiro de Museus. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou seu nome no dia 12 de janeiro e, desde então, Fernanda está à frente da gestão do Instituto.
Servidora efetiva do Ibram, Fernanda ingressou na autarquia em 2010 após aprovação em concurso. Depois de ter atuado como educadora no Museu da Chácara do Céu (Museus Castro Maya) e no Museu Histórico Nacional (MHN), onde também foi diretora-substituta.
Primeira presidenta mulher do Ibram, Fernanda Santana Rabello de Castro é graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Ensino de História e Cultura da África e do Negro no Brasil, pela Universidade Cândido Mendes.
Fez mestrado (UFRJ) e doutorado em Educação (UFF), com doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professora de História no Ensino Fundamental e Médio no Rio de Janeiro entre 2006 e 2010, também faz parte do corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIRIO.
Fernanda realiza pesquisas sobre políticas públicas de museus e de educação museal, trabalhando com pesquisa de público, avaliação, formação de educadores, elaboração de programas, projetos e ações educativas museais.
Ela integrou a equipe que desenvolveu a Política Nacional de Educação Museal e coordenou o Curso de Especialização em Educação Museal, da parceria feita entre os Museus Castro Maya, o Museu da República e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro/ FAETEC, entre 2014 e 2016.
Também integrou o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (2014-2019) e o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Brasil (2019-2022), além da Coordenação do Comitê para Ação Educativa e Cultural (CECA BR) do Conselho Internacional de Museus no Brasil, em 2022.