Notícias
Encerrado o prazo da consulta pública para a criação do Programa Acesse Museus
Na quarta-feira, 31 de julho, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) encerrou o prazo para a participação na consulta pública Acesse Museus - Programa Nacional de Acessibilidade em museus e Pontos de Memória.
A consulta pública teve como objetivo submeter a minuta de criação do Programa Acesse Museus à análise da sociedade civil, para oportunizar sua participação e coletar suas contribuições ao documento.
Aberta desde o dia 1º de julho de 2024 na Plataforma Participa Mais Brasil, a consulta recebeu 153 contribuições, de 40 participantes diferentes, oriundos de 13 unidades da federação (12 estados + DF), distribuídos pelas 5 regiões do país. A próxima etapa será a análise das contribuições recebidas, visando as suas incorporações ao documento final que formalizará a institucionalização do Programa Acesse Museus, com data prevista para setembro deste ano.
Programa Acesse Museus
O Programa Acesse Museus tem como objetivo implementar diretrizes, fomentar o desenvolvimento e difundir conhecimentos sobre práticas acessíveis e inclusivas nos museus e nos pontos de memória, com vistas a atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Visando garantir uma ampla participação social na construção do Acesse Museus, nos últimos meses o Ibram promoveu, ainda, consulta interna com todas as áreas do Instituto, visando a sensibilização para a temática, realizou consulta ao Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico e ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), órgão de deliberação colegiada sobre as políticas públicas setoriais destinadas às pessoas com deficiência, além de uma audiência pública sobre o tema.
Para mais informações sobre o Programa Acesse Museus, clique aqui