Notícias
Empossado o novo Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus
Foram empossados na tarde desta terça-feira (19), durante reunião online, os novos membros do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Criado pela Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 (Estatuto de Museus), o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) é uma rede constituída por meio da adesão voluntária, integrada por representantes de instituições ligadas ao setor de museus brasileiro. Objetiva promover a coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus brasileiros, além de colaborar com o desenvolvimento, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas federais voltadas ao setor. O mandato dos membros do Comitê Gestor é de dois anos.
Foram empossados nesta terça-feira (19) representantes (e respectivos suplentes) do Ministério da Cultura, Ministério da Defesa, Ministério do Turismo, Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Conselho Federal de Museologia (COFEM), Conselho Federal de Biblioteconomia e Associação Brasileira de Antropologia (ABA), além de representantes de museus comunitários, sistemas estaduais de museus e cursos de Museologia brasileiros.
A primeira reunião ordinária do novo Comitê Gestor teve como pauta, além da posse dos novos membros, perspectivas para 2024. Os representantes saudaram a retomada do diálogo do Ibram com o campo museal brasileiro e destacaram a necessidade de atuação mais sistêmica que envolva não só os museus brasileiros, mas outras organizações vinculadas ao setor de memória. Também foram destacadas como pautas importantes para discussão nos próximos encontros a nova definição de museus aprovada pelo ICOM e a organização do 8º Fórum Nacional de Museus, que acontecerá em Fortaleza (CE) em agosto de 2024.
"Dia de muita alegria em retomar esse diálogo", disse a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, que atualmente preside o Comitê Gestor do SBM. De acordo com Castro, as reuniões do comitê serão frequentes a partir de agora. O próximo encontro deverá ser convocado, ainda de acordo com a presidenta, em janeiro de 2024.