Notícias
Cultura & Mineração - Sarau Conexões Barrocas
No dia 24 de abril, quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Mineração, com o apoio do Museu da Inconfidência, promoveu um sarau cultural intitulado "Cultura e Mineração". O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raúl Jungman, que destacou a importância dos investimentos em cultura feitos pelo setor de mineração. Ele ressaltou o reposicionamento do setor, que se tornou um dos maiores investidores em cultura do país.
Em seguida, o prefeito de Ouro Preto e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Angelo Oswaldo, abordou o ciclo do ouro e sua contribuição para a formação da identidade cultural brasileira. Ele questionou qual legado o ciclo do ferro deixará para as futuras gerações.
Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência, apresentou a história da instituição, destacando o momento de reposicionamento em relação a diversos temas sensíveis. Ele enfatizou a contribuição da população negra e a importância das mulheres nas lutas pela independência, ressaltando o compromisso da atual gestão do Instituto Brasileiro de Museus com a participação popular e a gestão técnica dos museus.
Durante o sarau, foram apresentadas músicas do período colonial, interpretadas por músicos locais de Ouro Preto. O repertório foi escolhido a partir da coleção do acervo do Museu da Inconfidência. Os participantes também puderam degustar da gastronomia mineira.
O evento contou com a presença de autoridades como deputados e senadores. Como representante da presidenta do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, se fez presente Joel Santana, diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM).