Notícias
Conheça o novo acervo digital do Museu Casa de Benjamin Constant
O acervo digital do Museu Casa de Benjamin Constant está de cara nova. O design atual disponibiliza imagens e informações dos acervos museológicos e documental do museu em uma interface mais amigável, trazendo como novidades um novo conjunto de conteúdos e recursos, tais como as curadorias digitais e o carrossel de itens das coleções, entre outros.
Além da sessão com o Objeto Destaque, a nova página disponibiliza “O Diário de Bernardina”, há muitos anos esgotado, e que agora faz parte do acervo do Museu Casa de Benjamin Constant, podendo ser acessado na aba Publicações. O texto traz notas feitas pela filha de Benjamin Constant sobre seu cotidiano familiar, e abre uma janela interessante para os acontecimentos que antecederam e sucederam a Proclamação da República.
O Museu Casa de Benjamin Constant foi o primeiro museu Ibram a ter seu acervo digital repaginado, mas os outros museus estão em processo de atualização, seguindo a mesma proposta. A intenção é que o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o Museu Villa-Lobos, o Museu do Ouro, os Museus Castro Maya, o Museu Casa da Hera, o Museu Lasar Segall, o Museu de Arqueologia de Itaipu, o Museu Histórico Nacional e o Museu da Abolição tenham seus acervos digitais renovados ainda neste primeiro semestre, e que os demais museus Ibram sejam contemplados até o final do ano.
O acervo museológico do Museu Casa de Benjamin Constant conta com cerca de 1.000 itens dentre peças de mobiliário, pinturas, esculturas, objetos pessoais, e utensílios domésticos dos séculos XIX e XX. Já seu acervo documental, com cerca de 27.000 itens, inclui as coleções de Benjamin Constant e sua família, entre documentos referentes à Proclamação da República, Positivismo, Educação e Ensino Público no Brasil, além de um vasto conjunto de correspondências pessoais. Vale destacar que o museu preserva uma das mais completas coleções fotográficas do Brasil, no que se refere às técnicas da imagem, pois possui exemplares de praticamente todos os processos de produção da fotografia, desde o século XIX, reunindo 4.162 fotografias.
O acervo digital do Museu Casa de Benjamin Constant pode ser acessado em https://museucasabenjaminconstant.acervos.museus.gov.br/