Notícias
Confira a programação da Jornada Iberoamericana Museus e Sustentabilidade
Já está disponível a programação completa da "Jornada Ibero-americana Museus e Sustentabilidade: ferramentas, práticas e estratégias", que será promovida pelo Programa Ibermuseus e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) nos próximos dias 5 e 6 de julho.
O evento, que acontecerá no SESI Lab, em Brasília (DF), vai refletir e identificar oportunidades e desafios para incorporar a sustentabilidade nas ações e gestão permanente dos museus a partir do Guia de Autoavaliação de Sustentabilidade, ferramenta criada pelo Programa Ibermuseus disponibilizada a todos os museus ibero-americanos.
A jornada reunirá experiências sustentáveis desenvolvidas por museus em todo o território ibero-americano com objetivo de compreender as dimensões social, cultural, ambiental e econômica da sustentabilidade e sua relação com as funções e a prática museal, incentivando o intercâmbio de tais experiências entre os museus da região.
O evento apresentará 27 experiências sustentáveis desenvolvidas por museus de 15 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.
A programação incluirá ainda conferências de líderes da museologia ibero-americana, reflexões sobre a sustentabilidade como prioridade nas políticas públicas para museus e a apresentação do Guia de Autoavaliação de Sustentabilidade, sua finalidade e forma de aplicação.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a presidenta do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, participarão da abertura da jornada, que também contará com a participação de outros representantes do Ibram em mesas de debate e painéis.
Será possível participar de forma presencial ou online. Confira a programação completa.