Notícias
Belo Horizonte sedia mais uma edição do (re)CONEXÕES
Depois de passar por Rio de Janeiro, Recife e Manaus, Belo Horizonte sediou mais uma edição do (re)CONEXÕES, realizada na última quarta-feira, 26 de junho. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento reuniu mais de 120 participantes, incluindo profissionais de museus, professores, estudantes, representantes de redes de museus e grupos sociais do setor museal mineiro.
A programação do (re)CONEXÕES foi, assim como nas edições anteriores, intensa e rica em conteúdo. Discursos marcantes foram proferidos por representantes dos museus municipais e do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais, como Moema Carneiro de Ubá, Andressa Isa Gonçalves e Pollyanna Machado, Diretora de Museus da SECULT-MG. Essas falas possibilitaram aprofundar o debate sobre o cenário atual do setor no estado, oferecendo perspectivas diversas nas discussões dos eixos do novo Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025/2035.
Os participantes se dividiram em grupos de trabalho dos eixos do PNSM para debater e estabelecer diretrizes que serão organizadas e submetidas à votação e aprovação no 8º Fórum Nacional de Museus. Essa fase de discussões é crucial para garantir que a participação social seja, de fato, ampla, total e irrestrita, abrangendo as necessidades dos diversos atores do campo museal.
O evento contou com a presença de 128 dos 152 inscritos, evidenciando o grande interesse e a importância do (re)CONEXÕES para o setor museal de Minas Gerais. A troca de experiências, a construção coletiva de diretrizes e o fortalecimento das redes de museus foram alguns dos resultados positivos desta edição.
O programa (re)CONEXÕES continuará nos demais estados desempenhando sua função de articulação, discussão e fortalecimento do novo Plano Nacional Setorial de Museus com o campo museal brasileiro. Em breve, divulgaremos as próximas edições.