Notícias
Aberta a Jornada Ibero-Americana Museus e Sustentabilidade
Foi aberta na manhã desta quarta-feira (5), em Brasília (DF), a "Jornada Iberoamericana Museus e Sustentabilidade: ferramentas, práticas e estratégias", realizada pelo Programa Ibermuseus e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no SESI Lab.
O evento vai abordar a sustentabilidade como prioridade nas políticas públicas para museus e apresentar o Guia de Autoavaliação de Sustentabilidade, ferramenta desenvolvida pelo Programa Ibermuseus para apoiar a gestão e fomentar práticas sustentáveis em instituições museológicas.
A jornada reunirá 27 experiências sustentáveis desenvolvidas por museus de 15 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Haverá ainda mesas de debate, painéis e conferências de líderes da museologia ibero-americana.
A abertura do evento contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro. Também participaram representantes do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e SESI Lab.
Em sua fala, a presidenta do Ibram destacou que o Guia de Autoavaliação de Sustentabilidade será útil para que os gestores possam implementar ações nas quatro funções da sustentabilidade: cultural, econômica, social e ambiental. Ela também acrescentou uma quinta função: a política.
"A política está presente em tudo, nada é possível sem que trabalhemos para que cada cidadão seja capaz de se autogovernar, para que cada um de nós seja consciente e transforme sua vida em um ato político. Esse objetivo deve ser latente na missão dos museus", pontuou Fernanda Castro.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que os museus são espaços de encantamento, onde se guarda, recorda e remodela segredos. "A museologia desempenha um papel importante na construção da sociedade, no desenvolvimento das relações sociais, na história, na vida e na busca pela civilidade".
A ministra também ressaltou que a "Jornada Iberoamericana Museus e Sustentabilidade: ferramentas, práticas e estratégias" contribuirá para que gestores, agentes e público dos museus busquem ações em defesa do meio ambiente, da educação, da cultura e do lazer, fortalecendo, assim, a democracia.
Todo a programação da "Jornada Iberoamericana Museus e Sustentabilidade: ferramentas, práticas e estratégias", que segue até esta quinta-feira (6), poderá ser acompanhada online através do canal do Programa Ibermuseus no YouTube.
A programação completa do evento pode ser conferida em ibermuseos.org.