Notícias
47° aniversário é celebrado no Museu de Arqueologia de Itaipu
Há 47 anos, era inaugurado nesta mesma data o Museu de Arqueologia de Itaipu. O espaço arqueológico conta com acervos museológico, arquivístico e bibliográfico, os quais guardam a memória da comunidade de Itaipu, no Rio de Janeiro. Neste último ano, o MAI desenvolveu importantes projetos, que fizeram deste ano fundamental para o avanço museal da comunidade.
No fim da década de 1970, os sítios arqueológicos “Sambaqui de Camboinhas” e “Duna Pequena” foram identificados e, atualmente, sofrem com a ameaça de empreendimentos imobiliários na região. Com isso, desde 2022 projetos de pesquisa estão sendo realizados, além de alguns já concluídos, para manutenção do espaço histórico, cinco placas de sinalização nos moldes do IPHAN foram instaladas na região.
Além disso, o Programa de Educação Socioambiental (PESA), criado em 2010, ganha mais uma edição. Esse programa leva às crianças as problemáticas ambientais vividas pelas comunidades tradicionais da região. Com o ensino da diversidade ambiental de onde vivem, o MAI leva às futuras gerações a importância da preservação do espaço onde vivem.
A programação para celebrar este momento está marcada para o dia 27, por conta das fortes chuvas na região. Haverá o lançamento da 2ª etapa do inventário participativo, com exibição do documentário “Pessoas e Memórias”, realizado em parceria com a Comunidade Tradicional Pesqueira de Itaipu. Além disso, será lançado o projeto “Acervo audiovisual dos maretórios” e exibição do curta “A praia do lado”.
Nesses 47 anos, o Museu de Arqueologia de Itaipu manteve a história da comunidade viva. Seu aniversário hoje celebra sua resistência frente aos projetos urbanísticos da região. Que estes anos de árduo trabalho sejam celebrados e que muito seja desenvolvido pela cultura nacional.