Notícias
08 de março - Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) celebra um marco significativo na promoção da equidade de gênero dentro da instituição. Em 2023, foi instituído o Grupo de Trabalho (GT) Mulheres e Gênero, responsável por desenvolver elementos para uma política voltada às mulheres. Segundo Fernanda Castro, a primeira presidenta mulher da instituição, o GT está comprometido na elaboração de políticas internas e externas com ações direcionadas às questões de gênero e às mulheres nos museus. "Somos muitas mulheres trabalhadoras nos museus, totalizando 788 apenas no Ibram. Tenho muito orgulho de ser uma delas e a primeira presidenta da instituição. Formamos um grupo diversificado de mulheres servidoras, terceirizadas, estagiárias, muitas de nós também mães e donas de casa. Frequentemente enfrentamos uma dupla ou tripla jornada de trabalho, mesmo assim, contribuímos para a história de uma instituição conectada à participação social e à retomada das políticas públicas no setor museal", destaca a presidenta do Ibram.
No contexto do setor museal, é crucial reconhecer e enfatizar as referências femininas que moldaram e continuam a moldar esse campo na cultura brasileira. Mulheres dedicadas à preservação do patrimônio, à pesquisa e à curadoria desempenham papéis fundamentais na construção do conhecimento museológico. A diversidade de perspectivas que as mulheres trazem enriquece a narrativa museológica, garantindo que a cultura representada nos museus seja verdadeiramente reflexiva da pluralidade e complexidade da experiência humana.
GT Mulheres e Gênero
O GT Mulheres e Gênero é um colegiado formativo e temporário composto por servidoras, que tem realizado atividades teóricas, conceituais, metodológicas, práticas e reflexivas com suas membros sobre a situação da mulher na sociedade, visando à promoção da equidade, justiça e igualdade de gênero das mulheres trabalhadoras do Ibram. Desde sua criação, foram realizados minisseminários sobre políticas públicas e gênero, e o GT continuará desenvolvendo outras ações, como as oficinas de catálogo.