Arquitetura de Museus
Os museus, enquanto instituições com fazeres e finalidades próprias, têm demandas específicas que se relacionam diretamente com o meio físico que ocupam. A sistematização desse conjunto de necessidades funcionais e sociais de um museu no espaço é a chamada Arquitetura de Museus.
O estudo da arquitetura de museus surge com intuito de fortalecer a interação entre o acervo e o edifício, sendo ferramenta essencial na compreensão do espaço físico como parte constituinte da unidade museológica e suas exposições, programas e públicos, considerando a integração junto à sociedade e mecanismos de desenvolvimento do museu como espaço cultural, urbano e comunitário.
Além de possibilitar melhor atendimento às exigências museológicas das diferentes disciplinas e atividades, essa área de conhecimento ainda fornece elementos de investigação e pesquisa que possibilitam melhor usufruir - ao voltar-se para os materiais, técnicas e usos - daquela que é geralmente a maior peça do acervo dos museus: seu próprio espaço físico.
O edifício como invólucro e a arquitetura como temática são partes de um conjunto de transmissão de saberes, percepções e vivências, provocando debates e privilegiando a qualificação do seu uso enquanto museu, viabilizando assim o seu acesso, a conexão com a tecnologia e a sustentabilidade do ambiente museal.
Em 2020, o Ibram lançou o Guia para Projetos de Arquitetura de Museus - 1a. edição, publicação organizada pela Coordenação de Espaços Museais e Arquitetura do Departamento de Processos Museais, baseada na experiência prévia do seu corpo técnico no planejamento e contratação de novas construções, adaptações, reformas e restauros de museus. O documento buscou contemplar os aspectos teóricos e técnicos da arquitetura de museus, possibilitando assim a qualificação das propostas de intervenção nos edifícios, tendo como principal elemento a função museológica desses espaços e sua integração com os planejamentos institucionais, em especial, o Plano Museológico.
Em 2023, o Ibram lançou a Coleção Arquitetura de Museus, contendo duas publicações orientadoras sobre o tema. O Guia para Projetos de Arquitetura de Museus - 2a. edição consolida informações orientadoras para a construção, adaptação, reforma e restauro de museus. Já a publicação Parâmetros para análise de projetos de Arquitetura de Museus oferece suporte à análise de um projeto deste tipo da concepção até a entrega do produto final.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Espaços Museais e Arquitetura - CEMA pelo email: cema@museus.gov.br