Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia – Cenedom
O Centro de Documentação do Instituto Brasileiro de Museus (Cenedom) dispõe, em sua estrutura, do Arquivo Central, a Biblioteca Central e a Biblioteca Depositária.
Missão
Fomentar e apoiar atividades de estudos e pesquisas na área da Museologia, além de realizar o trabalho sistemático de coleta, aquisição e registro da memória museológica, presente em documentos, livros, teses, dissertações, artigos, recortes de jornais.
Acesso às dependências do Cenedom
Ocorrerá mediante agendamento por meio do e-mail cenedom@museus.gov.br
Localização
Instituto Brasileiro de Museus
Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia – Cenedom
SBN Quadra 2 Lote 8 Bloco N Edifício CNC III – Andar S1
CEP: 70040-020 Brasília-DF
Contatos
telefone (61) 3521-4201
e-mail: cenedom@museus.gov.br
Estrutura e Serviços:
Biblioteca Central
Biblioteca Central
A Biblioteca Central é especializada em Museologia e áreas correlatas com cerca de 4 mil volumes. É constituída por livros, periódicos, obras de referência e multimeios, cartazes, cartões de convite de exposições temporárias dos diversos museus brasileiros e estrangeiros estando disponível para consulta ou estudo, a qualquer usuário.
O acervo é catalogado no Sistema Koha e está organizado por assunto, de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e por ordem alfabética de autor. Acesse aqui o catálogo da Biblioteca Central.
O acesso ocorrerá mediante agendamento.
Bibliotecária responsável:
Suelen Garcia Soares Vaz (CRB-1 2530)
Telefone (61) 3521-4302
E-mail suelen.soares@museus.gov.br
Biblioteca Depositária
Biblioteca Depositária
A Biblioteca Depositária recebe todas as publicações oficiais de autoria, coautoria, em colaboração ou editadas pelo Ibram, tendo por finalidade armazenar, preservar e divulgar a memória técnica e institucional do Instituto Brasileiro de Museus. O acesso à Biblioteca Depositária ocorrerá mediante agendamento e apenas para consulta local por intermédio de um funcionário do Cenedom.
Para mais informações sobre a Biblioteca Depositária consulte a Portaria Ibram nº 575, de 22 de julho de 2021
Arquivo permanente do Ibram
Arquivo Central
O Arquivo Central recebe a documentação arquivística da Administração Central do Ibram. Nele são armazenados os documentos transferidos ao arquivo intermediário e os documentos recolhidos ao arquivo permanente. A consulta ao acervo arquivístico é realizada estritamente por intermédio de um técnico da Coordenação de Arquivos e Bibliotecas de Museus que deverá avaliar as condições de acesso ao documento. O Arquivo Central segue as normas da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011).
Arquivista responsável:
Elder Luiz de Andrade
Telefone (61) 3521-4343
E-mail: elder.andrade@museus.gov.br
Empréstimo de livros
O empréstimo é permitido somente aos servidores do Ibram. Para ter acesso ao serviço é necessária a apresentação da identificação funcional.
Divulgação do acervo bibliográfico e digital
O acesso ao catálogo online do Ibram pode ser feito aqui.
O acesso ao acervo digital do Ibram pode ser feito aqui.
O acesso ao Boletim Cenedom pode ser feito por aqui.
Normas para os usuários:
- Todo usuário deverá se identificar no balcão de recepção antes de utilizar os serviços do Cenedom.
- Para garantir a segurança do acervo, não é permitida a entrada com bolsas e mochilas, sendo necessário o uso do escaninho para a guarda de objetos pessoais. Para utilizar o escaninho, o usuário deverá fazer o empréstimo da chave na recepção.
- Não é facultado ao usuário o acesso direto aos arquivos deslizantes.
- O acesso às salas das coordenações, assessoria da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal – CGSIM, somente mediante autorização de funcionário interno.
- Com o objetivo de preservar o acervo, não é permitido o consumo de bebidas e alimentos.
- Não é permitida a realização de ligações telefônicas no balcão de atendimento.