Formulário de Visitação Anual (FVA)
Você sabe quantas pessoas visitam o museu?
Essa é a principal pergunta que o projeto Museus & Público – Contagem quer auxiliar os museus a responderem.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolveu um instrumento para os museus informarem seu quantitativo de visitação anual de forma padronizada e organizada (Decreto n° 8.124/2013, artigo 4°, inciso VIII e Lei 11.904/2009, artigo 36). É o Formulário de Visitação Anual (FVA), que pode ser acessado anualmente, sempre no período de fevereiro a abril.
Por que contar o público?
Mais do que servir como dado para confirmar o fluxo de visitação, a contagem de público pode fornecer muito mais que números. Dependendo da técnica adotada, ela pode indicar: exposições de maior público; necessidade de adequação dos serviços oferecidos; necessidade de ampliação da ação educativa, etc. São muitas as possibilidades.
Ela é também essencial para o acompanhamento e monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como o Plano Nacional de Cultura, o Estatuto dos Museus e o Plano Nacional Setorial de Museus.
O Ibram, como órgão responsável por promover e assegurar a implementação dessas políticas para o setor museológico (Artigo 3º, Lei n. 11.906/2009), vem trabalhando para informar e orientar os museus sobre o assunto que vem ganhando notoriedade não apenas no campo museal.
Exemplo disso é que, atualmente, informações sobre visitação de museus têm sido cada vez mais demandadas pela imprensa nacional e internacional, a exemplo do periódico britânico The Art Newspaper, que divulga anualmente um ranking mundial das exposições mais visitadas no mundo. De maneira direta, a contagem é uma ferramenta de gestão para os Museus, podendo indicar exposições de maior público, necessidade de adequação dos serviços oferecidos, necessidade de ampliação da ação educativa, etc. São muitas as possibilidades.
Dessa forma, saber quantas pessoas vão aos museus deve ser percebida como uma atividade fundamental para o estabelecimento de uma melhoria progressiva da experiência museal, da qualidade do funcionamento da instituição e do atendimento às necessidades dos visitantes.
Fique atento
Informe-se, tire suas dúvidas e comece, desde já, a organizar as informações que serão solicitadas, pois todo ano os museus terão os meses de fevereiro a abril para preencherem o FVA.
Saiba antecipadamente quais serão as perguntas. As questões indicadas com asterisco (*) deverão ser respondidas obrigatoriamente.
DADOS DA INSTITUIÇÃO
*Nome da Instituição
*Endereço COMPLETO da Instituição (endereço de visitação e endereço de correspondência, caso sejam diferentes)
*Telefones
*E-mail da Instituição.
DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO
*Nome completo do responsável
*Telefone para contato com essa pessoa
*E-mail dessa pessoa.
DADOS SOBRE VISITAÇÃO ANUAL
*Total de visitantes no ano referência
*Técnica(s) de contagem de público usada(s).
Dúvidas ou outras questões devem ser enviadas para cpai@museus.gov.br.
Acesse
Abaixo você encontrará todo material produzido até hoje sobre o Formulário de Visitação Anual e, quando oportuno, também encontrará o link de acesso para preenchimento do FVA. Fique ligado!
Portaria Ibram nº 291, de 13 de abril de 2021.
Folders explicativos sobre contagem de público
Resultados do FVA
Resultado do FVA 2022 - atualizado em 26 de agosto de 2024
Resultados do FVA 2018 – atualizado em 27 de fevereiro de 2020
Resultados do FVA 2016 – atualizado em 09 de julho de 2018
Resultados do FVA 2015 – atualizado em 09 de julho de 2018
Resultados do FVA 2014 – atualizado em 09 de julho de 2018