Notícias
Quero ter uma miniatura de papel
Agência Museu Goeldi - A realização de pesquisas sobre evolução, biodiversidade e a conservação da natureza amazônica estão entre as ações do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que em seu Parque Zoobotânico mantém cerca de 70 espécies de animais silvestres. Buscando apresentar a coleção viva e o saber científico com uma abordagem diferente, o Laboratório de Comunicação Multimídia (LabCom) da instituição convida o público neste mês para escolher os próximos animais que farão parte da próxima edição do projeto “Viva a Amazônia”.
No primeiro semestre deste ano, o LabCom lançou a primeira etapa do projeto “Viva a Amazônia”disponibilizando miniaturas de papel de quatro animais da fauna que circulam livremente no Zoobotânico, chamada de “ Viva a Fauna Livre ”. Em julho, será a vez de Penna, Guto, Laura, Lola, Emi, Erê, Chicão e Guma disputarem o seu voto.
Quero ter uma miniatura de papel – Lançada nesta quarta-feira (15), a campanha reúne oito espécies da fauna do Parque do Museu Goeldi que irão conquistar a preferência do público para serem as futuras miniaturas de papel – apenas quatro delas serão escolhidas. Além das miniaturas, as espécies selecionadas serão tema de reportagens e vídeos sobre suas características, o manejo em cativeiro no Zoobotânico e os estudos científicos desenvolvidos sobre esses animais.
Os personagens – Os animais que concorrem na campanha são: Guará ( Eudocimusruber ), Gavião Real ( Harpia harpyja ), Ararajuba ( Guaruba guarouba ), Arara Vermelha ( Ara macao ), Anta ( Tapirusterrestris ), Ariranha ( Pteronura brasiliensis ), Onça-Pintada ( Pantheraonca ), Macaco Aranha ( Atelesgeoffroyi ).
Como votar? – Um álbum de fotos com os perfis dos oito animaisserá disponibilizado no canal do Museu Goeldi no Facebook . Para indicar o seu favorito, o público deverá curtir a página oficial da instituição, escolher a foto do bicho que mais gostou, curtir e compartilhá-la diretamente da página do MPEG no modo público.
Todos os participantes do concurso podem concorrer ao sorteio de um kit da campanha, que contém uma camiseta, uma caneca e uma ecobag personalizadas. Para participar, basta clicar no botão “Participe” na aba “Promoções”. A votação encerra às 23h59 do dia 30 de julho e o resultado da campanha e do sorteio será informado no dia seguinte, 31.
A série “Aves e Mamíferos”, com as reportagens, vídeos e miniaturas dos animais escolhidos pelo público, será lançada no mês de agosto, quando iniciam as comemorações de aniversário dos 149 anos do Museu Goeldi com a celebração da inauguração do Parque Zoobotânico, que este completa 120 anos.
Através do infotenimento (conceito do jornalismo que envolve informação e entretenimento), o projeto “Viva a Amazônia” busca informar o público do Museu Goeldi sobre aspectos da natureza regional, bem como sobre os acervos e as pesquisas institucionais realizadas sobre fauna, flora, populações e ambientes da região Norte do Brasil. O "Viva Amazônia" é uma ação da Escola da Biodiversidade Amazônica, subprojeto do INCT - Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia .
Parque Zoobotânico - Fundado em 1895 por Emílio Augusto Goeldi, então diretor do Museu Paraense, o Parque Zoobotânico tem 5,4 hectares, e apresenta 500 espécies de plantas e 70 de animais. Integrando esse conjunto existem 17 espécies ameaçadas de extinção como o mogno, cedro, pau rosa, onça pintada, ariranha, macaco coatá da testa branca e as aves gavião real, ararajuba e arara azul.
É o mais antigo zoobotânico do país e inclui o primeiro aquário público brasileiro, prédios e monumentos históricos. É tombado a nível federal e estadual. O horário de funcionamento é de terça a domingo, de 9h às 17h. O ingresso custa R$ 2 (com meia entrada para estudantes). Idosos e crianças até 7 anos não pagam ingresso.
Serviço:
Lançamento da campanha “Quero ter uma miniatura de papel”
Data: 15 de julho
Site:
http://www.facebook.com/museugoeldi