Notícias
Pesquisador do Museu Goeldi lança livro infantil
Agência Museu Goeldi – Fernando Carvalho Filho sempre gostou de contar histórias. Como biólogo e pesquisador, ele também sentia uma carência muito grande de fontes que informassem o público infantil sobre espécies da fauna e flora amazônicas. Com o início do período crítico causado pela pandemia da Covid-19, surgiu a força motriz para colocar no papel as aventuras do livro “A jornada do Passanda”, lançado nesta terça (06), às 10h30, no Auditório Paulo Cavalcante, do Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.
No livro, seguimos a aventura do jovem Pierre, que após sofrer um acidente na floresta amazônica, acorda com a habilidade de se comunicar com os animais. Na toca dos cachorro-vinagre começa sua jornada. Ele recebe a missão de alertar a sociedade sobre o dever de proteger a natureza. Como ele fará isso? Será que ele obterá sucesso? Quais desafios encontrará pelo caminho? Essas e outras perguntas são respondidas ao longo da aventura escrita por Fernando.
Inspiração - Fernando conta que sua experiência como pesquisador foi de grande importância para o processo de construção da história: “Várias coisas que eu retratei na história foram coisas que vi como pesquisador na Amazônia. Por exemplo, tem uma cena que ele viaja para uma base petrolífera. Uma das primeiras viagens de campo que eu fiz foi para uma base petrolífera. Muitas descobertas recentes que acho importantes para que o público infantil saiba eu coloquei na história”, explica.
O autor destaca que em muitos casos o público infantil é mais exposto a conteúdos com espécies europeias do que as amazônicas. Por isso, em seu livro são retratadas espécies amazônicas pouco conhecidas, importantes para o equilíbrio ambiental, e que estão em ameaça de extinção.
O livro pode ser adquirido desconto no evento de lançamento no campus de pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi nessa segunda-feira (06). Também é possível comprá-lo no site da Editora Viseu por R$45,90.
Texto: Nina Dacier
Edição: Uriel Pinho