Notícias
O futuro da Ciência
Agência Museu Goeldi – O lugar onde tudo começa. Para muitas pessoas, assim é visto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), um caminho de ingresso na ciência feita no Brasil. No Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), uma geração de jovens universitários tem um primeiro contato com a investigação sistemática que traz novos dados sobre a Amazônia.
Uma mostra desses estudos será vista pelo público no XXIV Seminário de Iniciação Científica – PIBIC, com o tema “Museu Goeldi, 150 anos de pesquisa”, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho de 2016, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa da instituição.
Em apresentações orais e painéis, os novos investigadores da instituição vão apresentar uma gama de conhecimentos com foco na região que passam pelas Ciências Humanas, Naturais e pela Inovação Tecnológica. Nos quatro dias de seminário, serão 88 exposições de pesquisas, sendo 77 apresentações orais e 11 painéis, ao todo. Confira a programação completa clicando aqui.
Sessões Temáticas - Ao longo de sua história centenária, o Museu Goeldi consolidou uma tradição de pesquisas que se dividem em quatro grandes áreas: Botânica, Zoologia, Ciências da Terra e Ecologia e Ciências Humanas (Antropologia, Arqueologia e Linguística Indígena). O Seminário de Iniciação Científica é um reflexo dessa diversidade: a programação foi dividida em cinco Sessões Temáticas, contemplando as quatro Coordenações científicas do Museu e o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT) da instituição.
As duas primeiras sessões são: “Sistemática, Vegetal e Micologia, Morfologia e Anatomia Vegetal, Manejo e Conservação”, coordenada pela Dra. Márlia Coelho Ferreira (CBO/MPEG) e com avaliação da Dra. Nara Furtado de Oliveira Mota, bolsista PCI-D MPEG/CBO; “Sistemática e Ecologia Animal”, com coordenação do Dr. Wolmar Benjamin Wosiacki (CZO/MPEG) e avaliação do Dr. José Antônio Marin Fernandes (UFPA).
As três outras sessões se intitulam “Ciências a Terra e Ecologia”, coordenada pela Dra. Cristine Bastos da Amarante (CCTE/MPEG) e avaliada pelo Dr. Antonio Rodrigo Fernandes (UFRA); “Antropologia e Arqueologia”, sessão com coordenação da Dra. Helena Pinto Lima e Dra. Alegria Celia Benchimol (MPEG/CPPG) e avaliação da Dra. Renata de Godoy (UFPA); e “Núcleo de Inovação Tecnológica”, coordenada pelo Msc. Amilcar Mendes (CCTE/MPEG) e avaliada pela Dra. Simone Kuster Mitre (ITV).
O professor Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino, do Instituto de Ciência Exatas e Naturais da UFPA, fará a palestra de abertura do Seminário, cujo tema será “As Origens do Museu Paraense Emílio Goeldi”. Para Bassalo, é necessário garantir o comprometimento com a educação e pesquisa acadêmica de qualidade na Amazônia, para que os estudantes “possam ajudar a construir um futuro digno da exuberância de seu povo, de sua fauna e flora, de seus recursos naturais”.
Seminário PIBIC - O evento é realizado anualmente e conta com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Museu Goeldi. Após as apresentações orais e painéis, a programação do Seminário encerra com entrega de prêmios aos melhores trabalhos.
O comitê interno do PIBIC no Museu Goeldi é presidido pelo pesquisador do CZO Wolmar Benjamin Wosiacki e tem Márlia Coelho Ferreira, do CBO, como vice-presidente. Os membros são Glenn Harvey Shepard (CCH), Maria Candida Barros (CCH), Pedro Viana (CBO), Alberto Akama (CZO), Cristine Bastos do Amarante (CCTE) e Rogério Rosa da Silva (CCTE).
O Comitê Externo de Avaliação este ano é composto pelos doutores Ana Maria Giulietti Harley (Instituto Tecnológico Vale de Desenvolvimento Sustentável), Marcia Bezerra (Universidade Federal do Pará), José Antônio Marin Fernandes (Universidade Federal do Pará), Regilene Angélica da Silva Souza (Universidade Federal Rural da Amazônia) e Suezilde Amaral Ribeiro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará).
Serviço –
XXIV Seminário de Iniciação Científica – PIBIC
Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa - Av Perimetral, 1901
27 de junho, de 14h30 às 16h45
Palestra de abertura: As Origens do Museu Paraense Emílio Goeldi. Palestrante: Prof. Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino (UFPA)
1ª sessão: Sistemática vegetal e micologia, morfologia e anatomia vegetal, manejo e conservação.
28 de junho, de 8h15 às 16h45
Continuação da 1ª sessão
2ª sessão: Sistemática e ecologia animal
29 de junho, de 8h15 às 17h30
Continuação da 2ª sessão
3ª sessão: Ciências da terra e ecologia
30 de junho, 8h15 às 14h45
4ª sessão: Antropologia e arqueologia
5ª sessão: Núcleo de inovação tecnológica
Encerramento: Informes, agradecimentos e entrega de prêmios aos melhores trabalhos.
Texto: João Cunha e Juliana Araujo