Notícias
NOTA DE PESAR PELA PARTIDA DE DAVID CONWAY OREN
O Museu Paraense Emílio Goeldi lamenta informar a comunidade científica o falecimento do pesquisador David Conway Oren, ocorrido no dia 07 de setembro de 2023, em Brasília, aos 70 anos. Seu velório ocorrerá no Cemitério Campo da Esperança e, em seguida, seu corpo será cremado, em Brasília.
David Oren gravou seu nome na história da ciência como um grande especialista em Aves, Biogeografia e Conservação da Amazônia, mas seu olhar e estudo foi além, se estendeu para outros biomas brasileiros, como Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica. Sua diversificada contribuição ao Brasil se deu enquanto pesquisador e gestor com foco nas políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Conservação Ambiental.
No Museu Goeldi, David Oren fez diferença, partindo de sua sólida formação, cultura, paixão pela ciência, visão ampla e curiosa. Oren contribuiu para a ampliação e modernização da Coleção Ornitológica, de laboratórios, apontou prioridades para a pesquisa, foi comprometido com a defesa do conhecimento e dos territórios indígenas, incentivou programas interinstitucionais como estratégia para a melhoria da ciência na Região Amazônica, atuou na criação da Pós-Graduação em Zoologia (parceria entre o MPEG e UFPA), coordenou a área de Zoologia e a Pesquisa e Pós-Graduação da instituição.
O Museu Goeldi, a Ciência, a Amazônia e o Brasil têm imensa gratidão pela atuação decisiva do pesquisador David Conway Oren, que nasceu na cidade de Jackson, no Michigan, nos Estados Unidos, mas escolheu o Brasil para morar e dedicar sua vida, naturalizando-se brasileiro na década de 90. Colaborou com instituições científicas brasileiras, incluindo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e o Instituto Nacional da Mata Atlântica - IMA, atuou no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ainda no terceiro setor (The Nature Conservacy – TNC Brasil), mas seu local por mais tempo, sua sede científica era o Museu Goeldi.
Hoje, junto com a sua família (filho, netos, nora, irmãos e sobrinhos) e a rede de amigos pelo mundo, o Museu Goeldi lamenta profundamente a perda de Oren.
David Conway Oren muito obrigada por todo o seu legado. Nossa instituição sesquicentenária irá atuar para dar continuidade aos seus trabalhos e sonhos.
MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI