Notícias
Museu Goeldi na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Agência Museu Goeldi – Adepto desde sua gênese da ideia de compartilhar conhecimentos sobre a Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi está na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que ocorre em todo país entre os dias 14 a 20 de outubro, sob o comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Mas o Museu Goeldi tem uma particularidade - as atividades iniciam nesse período e só terminam em dezembro.
Tendo como tema desta edição “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, a 21ª SNCT objetiva reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam, além de promover soluções sustentáveis.
A programação do Museu Goeldi tem como destaques desta edição a 13ª Olimpíadas de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã, o Museu de Portas Abertas (MPA), três oficinas educativas ofertadas pelo Clube do Pesquisador Mirim e também uma nova parceria com a Universidade do Estado do Pará – UEPA, abraçando o projeto “Cartas para um cientista: difusão, popularização e fortalecimento da ciência na Amazônia”.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Cartaaoscientistas.SNCT (@cartasaoscientistas.snct)
.
Cartas aos Cientistas – O projeto “Cartas para um cientista” é uma ação lúdica, multidisciplinar e coletiva que visa estimular a leitura, a escrita, a criatividade, bem como compartilhar histórias e promover a difusão científica, além do interesse pelo desenvolvimento da ciência na Amazônia. Coordenado pela professora Milene Ferreira, do campus VIII da Uepa, em Marabá, o projeto foi selecionado para a 21ª SNCT. A iniciativa prevê a realização de duas visitas orientadas no Museu Goeldi.
A primeira visita acontece no dia 16 de outubro, envolvendo 35 alunos, entre 12 e 14 anos, da escola EMEF Gabriel Lage da Silva. Os alunos serão recepcionados pela cientista da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do Museu Goeldi, Ana Paula Linhares, que guiará os estudantes.
Já no dia 18 de outubro, Ana Paula interage com cerca de 25 crianças, em torno de 6 anos, da escola UEI Elcione Zahluth Barbalho.
As duas visitas acontecem pela manhã, sempre no Parque Zoobotânico, com ponto de concentração na Biblioteca Clara Galvão, e serão acompanhadas por professores da UEPA, professoras das escolas envolvidas e por responsáveis pelas crianças e adolescentes.
“Essa atividade possibilitará que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre diversos estudos desenvolvidos na Amazônia, proporcionando uma aproximação com espaços científicos, muitas vezes distante das suas realidades. Essa parceria entre as instituições de ensino e pesquisa fortalece ainda mais o avanço da ciência, sobretudo em relação ao conhecimento da biodiversidade amazônica e sua popularização. Posso afirmar que me sinto extremamente feliz por poder fazer parte desse momento e poder contribuir”, comenta Ana Paula Linhares.
.
Olimpíadas de Caxiuanã - Na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base do Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã, localizada entre os municípios de Melgaço e Portel, no arquipélago do Marajó (PA), ocorrerá a 13ª edição das Olimpíadas de Ciências de Caxiuanã. O evento ocorrerá de 9 a 12 de novembro.
Principal evento do calendário das escolas rurais das comunidades do entorno da Flona de Caxiuanã, as Olimpíadas de Ciências fazem parte do conjunto de ações anuais de educação científica e ambiental promovidas pelo Museu Goeldi. Durante os cinco dias do evento, são desenvolvidas oficinas educativas, programas culturais, práticas esportivas e ofertado atendimento de saúde.
A atividade, coordenada por Ana Cláudia Silva, responsável pelo Programa de Educação na Estação Científica Ferreira Penna, sintetiza as Olimpíadas de Ciências como uma ação mobilizadora de educação, ciência, esporte, cultura e inclusão direcionada para escolares das comunidades rurais dos municípios marajoaras de Portel e Melgaço. O evento reúne mais de 250 pessoas, incluindo alunos, professores, monitores, lideranças comunitárias, equipe de saúde, bombeiros e apoio logístico (técnicos, merendeiras, tripulação dos barcos, etc).
.
Museu de Portas Abertas - O MPA é um programa institucional do Museu Goeldi que mobiliza as duas bases da instituição localizadas em Belém: o Parque Zoobotânico e o Campus de Pesquisa. Assim como as Olimpíadas de Ciências, o Museu de Portas Abertas é uma tecnologia social. É desenvolvido há mais de 30 anos e tornou-se uma escola de iniciação à difusão científica. Envolve cerca de 2.300 pessoas entre alunos, professores,pesquisadores, tecnologistas, técnicos, analistas, bolsistas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doc e capacitação institucional, colaboradores e parceiros institucionais.
Coordenado pelo Serviço de Educação/ Coordenação de Museologia, o programa envolve todas as áreas do Goeldi, incluindo as coordenações de Ciências Humanas, Ciências da Terra e Ecologia, Zoologia, Botânica, Comunicação e Administração. O Museu de Portas Abertas também conta com o apoio de comunitários do Ponto de Memória da Terra Firme, museus de base comunitárias e instituições escolares locais.
Este ano, reforçando a importância da ciência no entendimento da Amazônia por meio de mostras científicas e educativas, que conectam as áreas de pesquisa e comunicação do Museu Goeldi ao público, o MPA será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, com programações no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa, respectivamente.
.
Oficinas Amazônia Paleoambiental – Propostas e dinamizadas pelo Clube do Pesquisador Mirim com foco no público infanto-juvenil, as oficinas educativas serão realizadas no Centro de Exposições Eduardo Galvão. A coordenação é do biólogo e educador Luiz Videira.
Entre os assuntos propostos para aprender brincando, haverá as oficinas “Confecção de marcadores de livro”, no dia 19/10, com o objetivo de produzir marcadores referentes aos fósseis da formação Pirabas e espécies da megafauna amazônica; “Modelagem de Fósseis”, no dia 16/11, que visa desenvolver a percepção do tato por meio da modelagem em argila a partir de réplicas de fósseis; e “Introdução à Paleontologia”, 07/12, que retratará o trabalho do paleontólogo por meio de apresentação dos instrumentos utilizados e uma simulação de escavação.
Garanta sua inscrição na oficina, clique aqui e preencha o formulário no Google Doc.
.
Sobre a SNCT - Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil.
A realização da SNCT conta com a participação ativa, além do governo federal, de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, bem como de entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação em todo o Brasil. Desta forma, a SNCT visa também ao fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não formal e informal, divulgando o conhecimento científico e tecnológico.
Acesse a programação completa da 21ª SNCT.
.
Texto: Marcelo Dias com colaboração de Luiz Henrique Pimenta
Edição: Joice Santos
.
Serviço
Museu Goeldi na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- “Cartas para um cientista: difusão, popularização e fortalecimento da ciência na Amazônia”
Coordenação: Professora Milene Ferreira, UEPA, campus Marabá
Mediação: Paleontóloga Ana Paula Linhares, Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia / Museu Goeldi
16/ 10 – Manhã - Visita da escola.
EMEF Gabriel Lage da Silva
18/ 10 – Manhã - Visita da escola
UEI Elcione Zahluth Barbalho
.
- 13ª edição das Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã.
Data: 9 a 12 / 11
Local: Estação Científica Ferreira Penna / Museu Goeldi, Marajó (PA)
Coordenação: Ana Cláudia Silva
- Museu de Portas Abertas 2024
21 / 11 no Parque Zoobotânico
22 / 11 no Campus de Pesquisa
- Oficinas Amazônia Paleoambiental
19/10 - “Confecção de marcadores de livro”. Acesse o formulário de inscrição.
16/11 - “Modelagem de Fósseis”
07/12- “Introdução à Paleontologia”
Coordenação: Luiz Videira