Notícias
Museu de Portas Abertas: bem-vindos ao Campus de Pesquisa!
Agência Museu Goeldi – Depois de dois dias agitados e divertidos no Parque Zoobotânico, o Museu de Portas Abertas 2018 chega ao Campus de Pesquisa, convidando todos para conhecerem um pouco da produção científica do Museu Goeldi. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, diversas atividades serão realizadas, num grande esforço para aproximar cada vez mais a ciência da sociedade.
Programação – A programação proporciona ao público a participação interativa em uma série de atividades. A principal novidade que a Coordenação de Zoologia oferece neste ano é a coleção de mamíferos amazônicos do Museu Goeldi, dando ao público a oportunidade de saber mais sobre a diversidade desses animais na região. Além disso, serão expostos exemplares de aranhas (aracnologia) e insetos (entomologia), com o que será possível aprender como as aranhas são coletadas e conservadas e o papel das formigas na cadeia alimentar. Para conhecer as principais diferenças entre anfíbios e répteis, exemplares da herpetologia também estarão em exposição.
Para quem gosta de cultura arqueológica, a Coordenação de Ciências Humanas apresentará algumas peças artesanais do projeto Replicando o Passado. As réplicas foram produzidas a partir de artigos de povos indígenas que viviam na Amazônia antes e durante a chegada dos colonizadores europeus e que estão abrigados na Reserva Técnica de Arqueologia do Museu Goeldi. Quem se interessa por Antropologia poderá conhecer os acervos e as coleções científicas do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMAq). O público também poderá participar de uma roda de conversa sobre as línguas faladas na Amazônia, que também vai envolver uma mostra de filmes legendados retratando histórias indígenas.
Os cinco laboratórios e o herbário que fazem parte da Coordenação de Botânica vão realizar visitas orientadas, dinâmicas e demonstração de técnicas de coleta. O Laboratório de Biotecnologia de Propágulos e Mudas (LBPM) e o Herbário do Museu Goeldi (HMG) darão aos visitantes a oportunidade de aprender sobre o ciclo reprodutivo de vegetais; a importância dos estudos das estruturas vegetais para a restauração das florestas; a arte da exsicata – uma amostra de planta prensada, seca e fixada em um papel com informações básicas sobre o vegetal; as propriedades e características do camu-camu, fruto com maior teor de vitamina C do mundo; a utilização de sementes em diversas formas de decoração; e a importância das epífitas de Belém (que são aquelas plantas que vivem sobre outras plantas, a exemplo de algumas espécies de orquídeas).
A equipe do Laboratório Adolpho Ducke (LAD) apresentará aos participantes, em um primeiro momento, exemplos de plantas aromáticas, em uma dinâmica na qual os participantes são convidados a reconhecerem os vegetais por meio do olfato. Em seguida, os participantes irão saber como se faz a destilação de óleos essenciais em vidrarias (tubos de vidros utilizados em laboratórios). Posteriormente, as pessoas poderão sentir o aroma de alguns óleos essenciais existentes na Oleoteca do LAD, por meio da distribuição de fitas de papel olfativas. Para finalizar a visita, todos poderão interagir em um jogo da memória que aborda as plantas aromáticas e seus usos.
O Laboratório de Micologia apresentará exemplares de fungos macroscópicos, como as orelhas-de-pau e fungos microscópicos, como as ferrugens, que podem ser vistas em plantas que apresentam manchas amareladas ou avermelhadas. Os visitantes poderão também presenciar demonstrações de técnicas de coletas deste grupo de seres e participar da observação deles por meio de estereomicroscópio e microscópio ótico. Haverá, ainda, a apresentação em banner sobre a importância dos fungos para o homem e meio ambiente.
Já o Laboratório de Anatomia Vegetal (Laveg) ficará responsável por expor banners de trabalhos sobre os estudos das estruturas vegetais. O público poderá conhecer o espaço físico do Laveg por meio de visita orientada. Por sua vez, o Laboratório de Etnobotânica fará uma mostra dos artefatos da cultura amazônica, em que os participantes poderão se familiarizar com frutos, cestarias, drogas vegetais e sementes nativas.
Duas atividades serão realizadas pela Coordenação de Comunicação e Extensão: a mostra da coleção fotográfica do Museu Goeldi e de documentos do Arquivo Guilherme de La Penha, pelo Serviço de Informação e Documentação (Seido), apresentando um pouco da história do Museu Goeldi, das práticas voltadas para a gestão da documentação arquivística e das técnicas e produtos utilizados na conservação desta documentação. A Trilha dos Livros, coordenada pelo Serviço de Biblioteca (Sebib), dará oportunidade para que os visitantes compreendam como funciona uma coleção e o uso de documentos bibliográficos, com a demonstração de uma trilha de livros e periódicos.
A equipe do Núcleo Editorial participa do Museu Goeldi de Portas Abertas convidando o público para conhecer um dos mais antigos periódicos científicos do Brasil, o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, criado em 1895.
A Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia fará a exposição de amostras de solos de Terra Preta Arqueológica (TPA) retiradas de sítios arqueológicos. A mostra, que também vai contar com banners explicativos, busca ressaltar a importância de se conhecer as características desse tipo de solo para a inovação tecnológica. Já o Laboratório de Morfologia e Ecologia Funcional de Formigas fará exposição da coleção didática de formigas para que os visitantes possam aprender sobre a importância ecológica desses seres na Amazônia, permitindo também a observação ampliada com a ajuda de lupa.
O Museu de Portas Abertas também dará oportunidade para quem tem interesse nos estudos da paleontologia. O público está convidado a assistir um pequeno vídeo sobre o processo de fossilização de animais e plantas, a importância desses materiais primitivos e suas principais aplicações; e também conhecer os microfósseis do Laboratório de Microscopia Óptica. Além disso, serão expostos pôsteres e alguns fósseis do Acervo de Paleontologia.
Quatro atividades serão produzidas pelo Programa de Estudos Costeiros (PEC) : a palestra “Abordagem multidisciplinar da sociobiodiversidade da área costeira amazônica”; a exposição fotográfica “Cenas de aspectos ambientais, sociais e científicos da Costa Amazônica”; a apresentação do acervo do PEC e de pesquisadores; e o estande com livros e artigos publicados pelo PEC.
A equipe do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme fará a exposição “Terra Firme: de tudo um pouco”, na qual serão mostradas as atividades com a comunidade do bairro.
Para participar – Toda a comunidade está convidada a participar do Museu Goeldi de Portas Abertas 2018, coordenado pela educadora Helena Quadros , com a contribuição de todas as áreas de atuação do Museu Goeldi. Escolas de ensino médio e fundamental, universidades e centros comunitários que queiram mais informações devem enviar mensagem para o e-mail hquadros@museu-goeldi.br ou hquadros1@hotmail.com .
Texto: Hojo Rodrigues
Serviço | Museu Goeldi de Portas Abertas 2018 – Campus de Pesquisa
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Local: Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, nº 1901, bairro Terra Firme).
Programação:
- COORDENAÇÃO DE ZOOLOGIA
Laboratórios de Entomologia e Aracnologia
Atividade: Exposição “Insetos e Aracnídeos – Diversidade e Importância no Meio Ambiente”
Objetivo: Apresentar a diversidade das espécies amazônicas, os principais métodos de coleta e conservação dos espécimes nas coleções de Entomologia e Aracnologia do Museu Goeldi.
Data: 31 de outubro e 1º de Novembro
Horários: 09h às 11h30 e 14h às 16h30.
Atividade: Insetos bioindicadores da qualidade da água na Amazônia: um mundo desconhecido no fundo dos igarapés
Objetivo: Apresentar o estado atual de conhecimento sobre os insetos aquáticos, enfatizando os grupos bioindicadores da qualidade da água Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT).
Data: 31 de outubro e 1º de Novembro
Herpetologia
Atividade: Visita ao Laboratório de Herpetologia
Objetivo: Descrição dos métodos de coleta, mostrando as principais diferenças entre os grupos, além de como reconhecer as espécies peçonhentas.
Data: 31 de outubro e 1º de Novembro
Horário: 9h às 12h e 13h às 17h
Estudo das Formigas
Atividade: Estudo das Formigas
Objetivo: Mostrar a estrutura morfológica, o ciclo, a nidificação e o papel das formigas na cadeia alimentar. Também serão mostrados os passos de um estudo taxonômico.
Data: 31 de outubro
Período: tarde
Mamíferos da Amazônia
Atividade: A Coleção de Mamíferos do Museu Paraense Emílio Goeldi
Objetivo: Apresentar uma mostra da diversidade de mamíferos amazônicos.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro de 2018.
- COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Arqueologia
Atividade: Replicando o Passado: exposição de réplicas artesanais do acervo arqueológico do Museu Goeldi.
Objetivo: Apresentar as culturas arqueológicas da Amazônia por meio de réplicas.
Local: Salão da Arqueologia Campus de Pesquisa.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro.
Antropologia
Atividade: LAMAq (Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos). Quais as coleções científicas que existem nesse espaço: O que é o Laboratório, a que e a quem se destina (estudantes, pesquisadores, comunidades em geral)
Objetivos: Espaço de pesquisa, formação acadêmica, acervos & coleções e ligação com a comunidade em geral .
Data: 31 de outubro
Horário: 09h às 11h30.
Atividade: Da Aldeia ao Museu
Objetivo: Apresentar o caminho percorrido pelo objeto indígena que vai do local de origem ao contexto do museu
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Linguística
Atividade: Línguas faladas na Amazônia
Objetivo: Uma conversa introdutória com o público seguido por uma “mostragem” de histórias indígenas contados em vídeos com legendas.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
- COORDENAÇÃO DE BOTÂNICA
Laboratório de Biotecnologia de Propágulos e Mudas (LBPM) e Herbário do Museu Goeldi
Atividade: “Polinização e Dispersão: o ciclo reprodutivo de uma espécie”
Objetivo: Ilustrar as diversas etapas do ciclo reprodutivo de espécies vegetais.
Público: Ensino fundamental e médio, e adultos.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Período: tarde
Local: Auditório setorial da Coordenação de Botânica.
Atividade: “Anatomia para regeneração florestal”
Objetivo: Demonstrar os princípios básicos da anatomia vegetal e sua importância para a restauração florestal.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Períodos: Manhã e Tarde
Local: Labtaxon (PPGBot- COBOT).
Público: Ensino fundamental e médio, e adultos.
Atividade: “Exsicata, a arte de preservar os vegetais”
Objetivo: Demostrar procedimentos de preparo e uso de exsicatas, e sua importância científica.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Período: Manhã
Local: Em frente ao herbário João Murça Pires
Público: Ensino fundamental e médio, e adultos
Atividade: “Camu-camu: fruto com maior teor de vitamina C do mundo”
Objetivo: Expor as características morfológicas do fruto e das etapas do desenvolvimento pós-seminal até as plântulas.
Data: 31 de outubro
Período: Tarde
Local: Auditório setorial da Coordenação de Botânica
Público: Ensino fundamental e médio
Atividade: “Sementes ornamentais”
Objetivo: Demonstrar a utilização das sementes nas diversas formas de ornamentação.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Período: Tarde
Local: “Bosquinho”
Público: estudantes de ensino fundamental e médio.
Atividade: “Epífitas de Belém”.
Objetivo: Apresentar aspectos morfológicos e importância das epífitas.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Período: Tarde
Local: “Bosquinho”
Público: estudantes de ensino fundamental e médio.
Laboratório Adolpho Ducke (LAD)
Atividade: Exposição: Plantas aromáticas (folha, raiz, casca, flor, resina e etc.)
Objetivo: Será apresentado aos alunos alguns exemplos de plantas aromáticas, realizando uma dinâmica (“advinha que planta é essa?”), na qual os participantes serão convidados a reconhecer as plantas por meio do olfato.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Horário: 09h às 11h30 e 14h as 16h30
Local: Auditório setorial da COBOT
Atividade: Exposição Vidrarias e metodologias utilizadas para destilação
Objetivo: Apresentar aos visitantes alguns aspectos sobre como obter óleos essenciais.
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Horário: 09h às 11h30 e 14h as 16h30
Local: Auditório setorial da COBOT
Atividade: Exposição Um pouco da Oleoteca do Laboratório Adolpho Ducke
Objetivo: Sentir o aroma de alguns óleos através de fitas de papel olfativas.
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Horário: 09h às 11h30 e 14h as 16h30
Local: Auditório setorial da COBOT
Atividade: Jogo da memória com plantas aromáticas
Objetivo: Estimular os alunos a exercitar a memória e ao mesmo tempo fixar alguns exemplos de plantas aromáticas e seus usos.
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Horário: 09h às 11h30 e 14h as 16h30
Local: Auditório setorial da COBOT
Laboratório De Micologia
Atividade: Exposição de espécimes de fungos macroscópicos (orelhas-de-pau e outros) e fungos microscópicos (ferrugens e fungos conidiais)
Objetivo: Conhecer a diversidade de fungos, através da visualização de suas diferentes formas.
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Atividade: Demonstração de técnicas de coleta de fungos
Objetivo: Conhecer a diversidade de fungos, através da visualização de suas diferentes formas
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Atividade: Observação de fungos e microestruturas em estereomicroscópio e microscópio ótico
Objetivo: Conhecer a diversidade de fungos, através da visualização de suas diferentes formas
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Atividade: Apresentação em banner sobre a importância dos fungos para o homem e meio ambiente e linhas de pesquisa no MPEG
Objetivo: Conhecer a diversidade de fungos, através da visualização de suas diferentes formas
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Laboratório de Anatomia Vegetal
Atividade: Serão expostos banners de trabalhos de anatomia e uma visita orientada ao Laboratório de Anatomia Vegetal (LAVEG).
Objetivo: Apresentar o laboratório de Anatomia vegetal e as atividades
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Horário: 09h às 11h30 e 14h às 16h30
Laboratório de Etnobotânica
Atividade: Conhecendo a pesquisa Etnobotânica no Museu Paraense Emílio Goeldi: Exposição dos artefatos da cultura amazônica, especialmente do estado do Pará. A exposição terá os seguintes objetos: cestarias, drogas vegetais, frutos e sementes nativas.
Objetivo: Divulgar e valorizar o conhecimento etnobotânico de populações amazônicas.
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
Horário: 09h às 11h30 e 14h às 16h30
Local: Ao lado do Auditório setorial da Coordenação de Botânica.
Público: estudantes de ensino fundamental e médio, e adultos.
- COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO
Serviço de Informação e Documentação – SEIDO
Atividade: Mostra da “Coleção Fotográfica do Museu Goeldi” Mostra de Documentos do Arquivo “Guilherme de La Penha”.
Objetivos: Apresentar o acervo do Arquivo “Guilherme de La Penha” para o público em geral, proporcionando conhecimentos sobre a História do Museu Goeldi. Demonstrar ao público as práticas voltadas para a gestão da documentação arquivística. Demonstrar ao público as técnicas e produtos utilizados na conservação da documentação arquivística.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Períodos: Manhã e Tarde
Local: Dependências do Arquivo Guilherme de La Penha
Público: Estudantes, professores e comunidade em geral.
Serviço de Biblioteca – SEBIB
Atividade: Trilha dos livros em uma Biblioteca. 20 participantes por grupo.
Objetivo: Permitir com que o visitante tenha compreensão de uma coleção e uso de documentos bibliográficos com demonstração de uma trilha de livro e periódicos dentro dessa Biblioteca.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Horário: 9h às 11h30 e 13h às 16h
Local: Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna
Público: Estudantes, professores e comunidade em geral.
- NÚCLEO EDITORIAL
Atividade: Acesso aberto à Ciência: a revista científica do Museu Paraense Emílio Goeldi
Objetivo: Apresentar exemplares impressos do Boletim para o público participante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Período: manhã
- COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS DA TERRA E ECOLOGIA
Arqueologia
Atividade: Solos de Terra Preta Arqueológica, do pretérito ao futuro, incentivando pesquisas em inovação tecnológica. Serão colocados em exposição solos de TPA de sítios arqueológicos distintos, compostos integrantes do experimento TPN e parcelas retiradas da área de estudo onde a mistura foi depositada ao longo dos 14 anos de pesquisa. Também, será utilizada a demonstração de banners explicativos.
Objetivo: A proposta visa demonstrar a importância do conhecimento das características dos solos de Terra Preta Arqueológica (TPA), para o contexto de desenvolvimento de pesquisas voltadas para a inovação tecnológica, utilizando o experimento Terra Preta Nova (TPN) para compor essas duas matrizes, que representam a evolução do entendimento do passado para a melhoria das condições ambientais do futuro.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Período: tarde
Paleontologia
Atividade: os visitantes irão assistir um vídeo de curta duração sobre como se dá o processo de fossilização de animais e plantas, a importância dos fósseis e quais suas principais aplicações. Serão expostos no corredor do prédio da coordenação pôsteres e alguns fósseis do Acervo de Paleontologia, principalmente da Amazônia; Os alunos visitarão o Laboratório de Microscopia Óptica para conhecer os microfósseis.
Objetivo: Apresentar o processo de fossilização de animais e plantas e a importância dos fósseis do acervo da Paleontologia, principalmente da Amazônia.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Período: manhã e tarde
Laboratório de Morfologia e Ecologia Funcional de Formigas
Atividade: Exposição da coleção didática e observação de formigas através da lupa.
Objetivo: Apresentar a importância ecológica das formigas na Amazônia; mostrar a diversidade morfológica do grupo e o uso em estudos ambientais
Local: Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia, Sala 23 e 24, AntMor.
Data: 31 de outubro
Período: manhã
Laboratório de Modelagem Ecológica
Atividades: Palestra introdutória sobre conceito e técnicas básicas de modelagem ecológica e sua importância para a conservação. Pequena prática de registro das coordenadas geográficas. Exposição de animais taxidermizados. Exposição de banneres.
Objetivo: divulgar técnicas de modelagem ecológica, assim como sua importância para conservação.
Local: Sala de reuniões do COCTE
Data: 31/10 e 01 de novembro
Período: manhã e tarde
- PROGRAMA DE ESTUDOS COSTEIROS
Atividade: Palestra - Abordagem multidisciplinar da sóciobiodiversidade da área costeira amazônica. Exposição Fotográfica: “Cenas de aspectos ambientais, sociais e científicos da Costa Amazônica”. Acervo do PEC e de pesquisadores. Stand de exposição de livros e artigos publicados pelo PEC.
Objetivo: Contribuir com o fortalecimento do diálogo com a comunidade, trocando saberes e divulgando a pesquisa produzida pelo Programa de Estudos Costeiros - PEC, nas várias áreas do conhecimento. Metodologia: Palestras introdutórias articulando os temas abordados em um diálogo com as imagens do acervo fotográfico.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Local: Sala 01 da Coordenação de Ciências Humanas (CCH)
- PONTO DE MEMÓRIA DO BAIRRO DA TERRA FIRME
Atividade: Exposição: Terra Firme de tudo um pouco.
Objetivo: Apresentar por meio da exposição as atividades com a comunidade do bairro da Terra Firme.
Data: 31 de outubro e 01 de Novembro
- SERVIÇO DE EDUCAÇÃO
Atividade: Entrevistas nos dias do evento da equipe de planejamento, pesquisadores, visitantes e demais envolvidos a fim de mostrar uma visão abrangente do processo de planejamento e execução e concretizar os resultados em um relato de experiência.
Objetivo: Conhecer melhor as expectativas pessoais dos participantes quanto à importância que o projeto Portas Abertas proporciona aos mesmos.
Data: 31 de outubro e 01 de novembro
Períodos: manhã e tarde