Notícias
Mesa redonda discute comunicação e conservação de acervos na Amazônia
Agência Museu Goeldi – O Museu Goeldi realiza, nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, a mesa redonda "Comunicação e conservação de acervos da Amazônia". O evento será no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico, e conta com a participação do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará e do Sistema Integrado de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.
A mesa vai mostrar o caminho percorrido pelo conhecimento, desde a pesquisa com acervos, passando por suas formas de conservação, até chegar à comunicação e divulgação ao público. “O que a gente pretende passar com a comunicação e conservação é a importância da gente se conectar com o passado, presente e futuro, comunicando e conservando acervos”, explica Wanda Okada, coordenadora de Museologia do Museu Goeldi.
A entrada é gratuita e será pelo portão da Travessa Nove de Janeiro. A expectativa é por um público bastante diversificado. “Eu acredito que o público vai gostar. Estamos com a expectativa de ter bastante alunos da área de história, museologia, arquitetura, o que eu acho que vai ser muito interessante”, afirma Wanda. O evento marca o encerramento da 16ª Semana de Museus.
Programação – A primeira a se apresentar será a pesquisadora Maria Simas, bolsista do Porgrama de Capacitação Institucional do Museu Goeldi. Mestre em Conservação e Restauro, Simas atualmente trabalha na reconstrução de esculturas que antigamente decoravam o Pavilhão Domingos Ferreira Penna (Rocinha), e falará um pouco sobre as estratégias de conservação e patrimônio do Museu Goeldi.
A jornalista e coordenadora do Laboratório de Comunicação Multimídia do MPEG, Joice Santos, também participa falando sobre as formas de comunicação e divulgação científica, destacando a conexão da instituição com o público. Em seguida, o biólogo Horácio Higuchi, da coordenação de Museologia do Museu Goeldi, comenta sobre as reconstituições em exposições científicas, mais precisamente o caso dos dinossauros animatrônicos.
Após o intervalo, estão previstas mais três apresentações sobre conservação de acervos: a arqueóloga Cássia Rosa e a especialista em conservação Renata Maués falam sobre a incursão nos processos de conservação e restauração das coleções do Sistema Integrado de Museus. A museóloga Bianca Vicente também é uma das convidadas e vai falar sobre os desafios e métodos de conservação de plumárias indígenas em museus. A diretora do curso de Museologia da UFPA, Sue Costa, encerra as apresentações destacando o trabalho de conservação realizado no curso de Museologia da universidade.
A mediação será realizada pela coordenadora do Núcleo de Museografia do Museu Goeldi, Karol Gillet. Para mais detalhes da programação, acesse o banner.
Semana de Museu – O período é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus. Em sua 16ª edição, este ano a semana teve como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” e contou com uma programação diferenciada em museus de todo o país. No Museu Emílio Goeldi foram realizados diversos ações em prol da semana, como visitas guiadas e palestras, além da mesa redonda.
Texto: Karolina Pavão.
Serviço | Mesa Redonda – Comunicação e Conservação de acervos da Amazônia
Data: Quinta-feira (24/05), às 9h
Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
* Atenção, a entrada deve ser feita pelo portão da Travessa Nove de Janeiro.
Programação
9h às 9h20 – “Acervos, pesquisa e público: estratégias de conservação e comunicação do patrimônio do Museu Goeldi”
Palestrante: Msc. Maria Santana Simas, Bolsista PCI Conservação e restauro/Museu Goeldi
9h20 às 9h40 – “Museu Goeldi e suas conexões”
Palestrante: Joice Bispo Santos, Coordenadora do Laboratório de Comunicação e Multimídia do Museu Goeldi
9h40 às 10h – “Reconstituições em uma exposição científica: o caso dos dinossauros animatrônicos”
Palestrante: Dr. Horácio Higuchi, Editor Científico / Coordenação de Museologia do Museu Paraense Emílio Goeldi
10h às 10h15 – Intervalo
10h15 às 10h35 – “Incursão nos processos de conservação e restauração das coleções do Sistema Integrado de Museus/SECULT”
Palestrantes: Cassia Rosa e Renata Maués, Sistema Integrado de Museus/SIM, SECULT-PA
10h35 às 10h55 – “Conservação de plumárias indígenas em museus: desafios e métodos de preservação”
Palestrante: Bianca Vicente, Bacharel em Museologia pela UFPA
10h55 às 11h15 – “Conservação de acervos no curso de Museologia/UFPA”
Palestrante: Profa. Dra. Sue Costa, Coordenadora do Curso de Museologia/UFPA
11h15 às 11h45 – Debate, perguntas da plateia