Notícias
Inscrições abertas para o Doutorado em Biodiversidade e Evolução
Agência Museu Goeldi – Criado e coordenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE) abriu o processo seletivo para o seu doutorado. São ofertadas 10 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e cotistas. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet até o dia 23 de julho. O curso inicia em agosto de 2021 e conta com 8 bolsas ofertadas pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa/Governo do Pará) e mais 2 bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES/MEC).
No ato da inscrição, o candidato deve encaminhar, para a secretaria do PPGBE, formulário de inscrição, projeto de pesquisa, carta de aceite do orientador e os documentos comprobatórios exigidos pelo edital. A documentação completa deve ser enviada para o e-mail: secppgbe@museu-goeldi.br. Confira o edital com atenção, pois, na ausência de algum documento obrigatório, será indeferida a inscrição do candidato. Acesse aqui o Edital.
As 10 vagas ofertadas estão divididas em: 06 para ampla concorrência, 01 para pessoas negras (pretos e pardos), 01 para pessoas indígenas, 01 para comunidades tradicionais e 01 vaga para candidatos de países amazônicos. No formulário de inscrição, o candidato deverá declarar a modalidade de concorrência que pretende participar: ampla concorrência; pretos e pardos; indígenas; comunidades tradicionais e países amazônicos. O candidato que optar pela vaga para pretos e pardos deverá preencher e encaminhar a Autodeclaração Racial. Já para as vagas de indígenas e comunidades tradicionais, será necessária uma declaração assinada pela autoridade ou liderança tradicional ou pela organização política correspondente ao coletivo de origem do candidato.
Processo de seleção – A seleção do doutorado será realizada por uma Comissão Avaliadora constituída por três docentes titulares: Dr. Alberto Akama, Dr. Rogério Silva e Dr. Santelmo Selmo de Vasconcelos Júnior; e, um membro suplente, Dr. Mário Augusto G. Jardim. O processo de seleção acontecerá mediante análise do Projeto de Pesquisa, Curriculum Vitae e da Entrevista. Para os candidatos do Pacto Amazônico, a seleção será realizada através da aprovação do Projeto de Pesquisa e aceite do orientador credenciado no Programa.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 04 de agosto de 2021 no site do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE). Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelos e-mails: ppgbe@museu-goeldi.br e secppgbe@museu-goeldi.br.
Sobre o PPGBE – O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução é vinculado à Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Goeldi, que por sua vez é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O PPGBE é um programa que tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos em padrões evolutivos da biota e processos biológicos em ecossistemas tropicais.
As linhas de pesquisa do curso compreendem o conhecimento fundamental sobre a origem e caracterização da diversidade biológica (taxonomia, distribuição e história evolutiva) de diferentes grupos biológicos, bem como a análise dos processos naturais e antrópicos que estão atuando sobre a biodiversidade no tempo presente.
Tenha mais informações sobre o PPGBE acessando o site.
Serviço – Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução - Seleção ao Doutorado
Inscrições: até 23 de julho de 2021.
Número de vagas: 10 vagas.
Resultado final: 04 de agosto de 2021.
Texto: Samara Barra
Edição: Joice Santos