Notícias
Homenagem a Dra. Alba Lins
Homenagem a Dra Alba Lins
É com muita tristeza que informamos o falecimento na manhã de hoje (21/04/2023) da Dra Alba Lúcia Ferreira de Almeida Lins, pesquisadora vinculada a Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi. O velório acontece hoje na Capela Max Domini, no horário das 17h às 23h e amanhã (22/04) das 8h às 10h.
Bióloga pela UFPA, com mestrado e doutorado em Botânica pela UFRGS, a doutora Alba Lins era pesquisadora titular do Museu Goeldi, onde desenvolvia pesquisa em Anatomia e Morfologia Vegetal. Seus olhos eram voltados para a família das Araceae, as macrófitas aquáticas e os manguezais. Seu trabalho nesse campo é uma referência.
Na sua carreira ficou conhecida pela aplicação, dedicação e empenho na formação de novas gerações de anatomistas. A sua criatividade para resolver desafios encontrados durante seus estudos a levou a desenvolver um histomolde para inclusão de material biológico (vegetal ou animal) em resina sintética ou parafina. Tecnologia patenteada pelo Museu Goeldi para uso em laboratório com uma variedade de procedimentos.
Cidadã dedicada a construção de um modo de viver socialmente justo e ecologicamente sustentável, Alba Lins era como as plantas que capturaram seu olhar, as macrófitas aquáticas - vegetais que contribuem para a estruturação e dinâmica de ecossistemas aquáticos. A Dra Alba era uma cientista atenta ao seu mundo, zelosa na política de gestão dos rios urbanos, tratamento dos resíduos sólidos, reciclagem do lixo, revegetação, fortalecimento da educação, apoiava as iniciativas comunitárias. Era apoiadora e participante ativa nas atividades de divulgação científica, educação em ciências e educação ambiental promovidas pelo Museu Goeldi, motivando colegas e orientandos com sua atitude.
Alba Lins e Museu Goeldi deu o match perfeito. Ela tinha algo precioso para uma instituição com a missão de compartilhar conhecimento: um coração generoso. Além do conhecimento científico sólido e do coração generoso, tinha outros predicados importantes, como coerência nas escolhas, alegria, bom humor e desejo de estar no mundo.
O Museu Paraense Emílio Goeldi se solidariza com os familiares e amigos da Dra Alba de Almeida Lins.
Sua equipe técnico-científica está órfã de sua presença, mas comprometida com o legado deixado - seguimos em busca de um mundo melhor, de uma Amazônia conservada em base sustentável com a contribuição da ciência.
Museu Paraense Emílio Goeldi