Notícias
Curso sobre arqueologia da paisagem
Agência Museu Goeldi - O Museu Goeldi, por meio de sua Coordenação de Ciências Humanas, realiza o curso “Amazônia Antropogênica: da montagem de cenários sociais à construção de paisagens culturais”, ministrado pelo arqueólogo Marcos Pereira Magalhães, pesquisador do MPEG e coordenador do Projeto Arqueológico Carajás (PACA). A formação acontecerá no período de 22 a 26 de junho, de 14h às 17h, no auditório Paulo Cavalcante, localizado no Campus de pesquisa do MPEG.
De acordo com o artigo “Território cultural e a transformação da floresta em artefato social”, de autoria de Marcos Magalhães e publicado no Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi (v. 8, n. 2), um dos pontos de vista da arqueologia da paisagem considera que “todo território cultural é um espaço cujas paisagens são construídas e os ambientes transformados em artefatos sociais”. É a partir deste prisma que as discussões serão estruturadas no curso.
No total, duzentas vagas serão disponibilizadas. As inscrições devem ser feitas através do email hannahlatina@gmail.com com o envio das seguintes informações: nome completo, formação/curso, instituição e email para contato.
Ministrante – Marcos Pereira Magalhães é doutor em história social, mestre em história antiga e medieval. Sua expertise é em Arqueologia com ênfase em arqueologia da Amazônia. É pesquisador associado do Museu Paraense Emílio Goeldi, atuando na Coordenação de Ciências Humanas. Dedica-se a estudar temas relacionados à arqueologia histórica e arqueologia dos caçadores-coletores remotos. Coordena o Projeto Arqueológico Carajás (PACA).
Conheça o Currículo Lattes do pesquisador clicando aqui.
Serviço:
Curso “Amazônia Antropogênica: da montagem de cenários sociais à construção de paisagens culturais”
Período: de 22 a 26 de junho
Local: Auditório Paulo Cavalcante - Campus de pesquisa do MPEG. Av. Perimentral, 1901, Terra-Firme, Belém/PA.
Horário: de 14h às 17h