Notícias
Conservação de têxteis arqueológicos é tema do “Café com Ciência”
Agência Museu Goeldi – Nesta quarta (14), às 15h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, acontece mais uma edição do “Café com Ciência”. Organizado todos os meses pela Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, o evento propõe o debate de questões científicas atuais de forma descontraída – cada participante leva algo para compartilhar no lanche ao final do evento.
Desta vez, o “Café com Ciência” contará com a presença de Emilia Cortés, que é museóloga e conservadora, especialista em conservação de têxteis arqueológicos. Emilia apresentará a palestra "Museos indígenas, museologia comparada: Kodiak en Alaska, Leticia en el Amazonas colombiano", baseada nas suas pesquisas museológicas e trabalhos com povos indígenas. A palestra será em espanhol, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados.
Palestrante – Emilia Cortés trabalha no Departamento de Conservação Têxtil do Museu Metropolitano de Arte de Nova York (EUA) e é responsável pela Coleção de Arte Têxtil Egípcia da instituição. Há cerca de 30 anos, a especialista trabalha com conservação de têxteis em instituições da Colômbia, Itália e Estados Unidos.
Ela tem experiência com conservação de têxteis arqueológicos de diferentes períodos e procedências, com especial atenção para os de civilizações pré-colombianas. Também é pesquisadora e conferencista sobre a história e conservação de têxteis arqueológicos na América latina.
Emilia Cortés está no Museu Goeldi por meio do Programa de Capacitação Institucional (PCI/MPEG/MCTIC), para dar uma consultoria sobre conservação de objetos de fibras naturais guardados na Coleção Etnográfica Curt Nimuendaju, instalada no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.
Serviço
Café com Ciência
Palestra "Museos indígenas, museologia comparada: Kodiak en Alaska, Leticia en el Amazonas colombiano", com Emilia Cortés (Museu Metropolitano de Arte de Nova York, EUA)
Data: 14/09/2016 (quarta-feira), às 15h
Local: Sala de reuniões da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi (Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém)
A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. A palestra será em espanhol.
Texto: Uriel Pinho