Notícias
Alimentação, identidades e gastronomia em discussão no “Café com Ciência”
Agência Museu Goeldi – No Café com Ciência desta quarta-feira (21) o pesquisador do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos, Guilherme Bemerguy, irá ministrar a palestra “A globalização da comida: impactos na identidade cultural belenense?”. A discussão pretende analisar o impacto da globalização na alimentação a partir das identidades culturais, enfocando o processo de inserção da Cidade de Belém num circuito gastronômico global.
De acordo com Bemerguy, “a alimentação belenense vem sofrendo grandes mudanças em relação ao seu papel cultural, onde o seu consumo passa por constantes processos de gourmertização”. O mestre em antropologia explica que isto proporciona discussões sobre até que ponto a globalização alimentar traz algum benefício àqueles que tem nesses alimentos parte importante de sua identificação cultural.
Palestrante - Guilherme Bemerguy, além de ser pesquisador do LAMAq/MPEG, é mestre em Ciências Sociais pela UFRN e doutorando em Ciências Sociais na FCLAr/UNESP. As linhas de pesquisa que interessam o antropólogo incluem ciências sociais e saúde, conhecimentos tradicionais, alimentação e identidade cultural, entre outros.
Café com Ciência - Organizado mensalmente pela Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Goeldi, o “Café com Ciência” propõe o debate de questões atuais de relevância social de forma descontraída – cada participante leva algo para compartilhar no lanche ao final do encontro.
Serviço -
Café com Ciência
Palestra: A globalização da comida: impactos na identidade cultural belenense?
Palestrante: Msc. Guilherme Bemerguy (LAMAq/MPEG).
Data: 21/09/2016
Horário: 15h
Local: Sala de reunião nº 01-CCH, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901).
Texto: Juliana Araujo