Notícias
Ação por uma Belém mais verde e bela
Agência Museu Goeldi – Quase uma ilha, Belém, a capital do Pará, é banhada pelos rios Maguari e Guamá, estando localizada no estuário do Amazonas. A cidade é abastecida por 14 bacias, recortada por vários cursos de água em diferentes pontos, e, com a crescente urbanização, proliferam aterros e canais. O Seminário “Arborizar e ajardinar os canais de Belém: proposições, ações e desafios” debate nos dias 8 e 9 de junho essa característica com o firme propósito de buscar mais qualidade de vida para esses recantos.
O evento faz parte da programação da Semana de Meio Ambiente do Museu Goeldi e será realizado nestas quinta e sexta feiras, no Campus de Pesquisa da instituição, no bairro da Terra Firme. A programação inclui mesas redondas, oficinas, relatos de experiência e performance teatral. Confira a programação completa clicando aqui .
Seminário - O objetivo é discutir o saneamento e experiências de arborização de canais de Belém, especialmente do canal do Tucunduba, e propor ações que deem conta dos desafios ambientais enfrentados pelas áreas de canais da cidade. O seminário reunirá escolas de ensino fundamental, cientistas, movimentos sociais e representantes do governo municipal e estadual, para elaborar uma plataforma de compartilhamento de responsabilidades e informações. O primeiro alvo da ação dos organizadores será o Canal do Tucunduba, tema de um concurso de ajardinamento.
A realização de “Arborizar e ajardinar os canais de Belém: proposições, ações e desafios” conta com a parceria da Prefeitura de Belém, da Embrapa Amazônia Oriental, da entidade AmeTucunduba e do Ponto de Memória da Terra Firme. Também estarão presentes representantes das Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas; de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e de Educação do Estado do Pará.
Para Lúcia Santana, chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi e uma das coordenadoras do evento, o Seminário Arborizar é uma oportunidade de integrar diferentes atores em ações de educação ambiental e intervenção urbana com intuito de melhorar a qualidade de vida na cidade.
“Teremos por exemplo as doutoras Alba Lins, da Botânica do Museu Goeldi e Noemi Viana, da Embrapa, que são referências em pesquisa. Teremos também movimentos sociais que muitas vezes atuam sem qualquer auxilio do estado, em projetos de plantio e jardinagem. E por fim, os representantes do estado e do município, responsáveis por planejar e implantar projetos estruturantes na cidade. Muitas competências que podem contribuir para a arborização dos canais e para pensar a cidade de Belém”, explica Lúcia.
Oficinas - A programação inclui três oficinas: “Maquete no Canal do Tucunduba”, ministrada por Carlota Brito e Alba Lins (Museu Goeldi); “Educação Ambiental na Terra-Firme”; ministrada por Edielci Pimentel e Suellen Furtado (Museu Goeldi); e “Compostagem”, ministrada por Silvio Levy (Embrapa Amazônia Oriental).
Tucunduba - Os transeuntes da tv. Angustura, entre as Avs. Alm. Barroso e João Paulo II, nem imaginam que, sob a coberturas de asfalto e concreto de uma das regiões de maior fluxo de transito de Belém, está a nascente do igarapé do Tucunduba, que dá nome à segunda maior bacia hidrográfica na cidade.
A bacia do Tucunduba possui quase 14.2 km de extensão, compostos por 13 canais que escoam águas os bairros do Marco, São Brás, Terra Firme, Canudos, Guamá, Curio-utinga e Universitário. O rio Tucunduba é o principal da bacia, possuindo 3.6 km de extensão, em um percurso densamente povoado e que sofre com a degradação ambiental e problemas de saneamento. O rio Tucunduba desagua no rio Guamá, na altura do Campus da Universidade Federal do Pará.
As inscrições para o Seminário “Arborizar e ajardinar os canais de Belém: proposições, ações e desafios” são gratuitas e dão direito a certificado de participação, bastando que os interessados se cadastrem pelo e-mail eventos.seedu@museu-goeldi.br ou pessoalmente no momento do evento. Mais informações, pelo fones 3182-3244/3218.
Serviço: SEMINÁRIO “Arborizar e Ajardinar os Canais de Belém
08/06 (quinta-feira) e 09/06 (sexta-feira) – 8h às 17h
SEMINÁRIO “Arborizar e Ajardinar os Canais de Belém: Proposições, Ações e Desafios”. Instituições parceiras: SEDUC, Prefeitura de Belém, Ponto de Memória da Terra Firme, AmeTucunduba e Embrapa Amazônia Oriental.
Local: Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme)