Notícias
12 trabalhos são premiados no seminário PIBIC/PIBITI do Museu Goeldi
Agência Museu Goeldi – Quatro sessões temáticas, 90 trabalhos apresentados e cinco dias de atividades envolvendo a comunidade goeldiana e pesquisadores de instituições parceiras. Esse foi o saldo do XXVI Seminário PIBIC e do II Seminário PIBITI do Museu Goeldi, realizados entre os dias 25 e 29 de junho, no Campus de Pesquisa. O encerramento foi marcado pelo anúncio dos 12 melhores trabalhos distribuídos em quatro áreas de atuação do MPEG.
Os trabalhos dos bolsistas foram avaliados individualmente por uma comissão que reuniu os pesquisadores Cândido Oliveira Neto, da Universidade Federal Rural da Amazônia, Julia Santos, da Universidade Federal do Pará, Lincoln Carneiro, da Universidade Federal do Pará – Campus de Cametá e Steel Silva Vasconcelos, da Embrapa Amazônia Oriental.
Antropologia, Informação e Documentação – Sob a orientação do pesquisador Nelson Sanjad (SEIDO/MPEG), o trabalho do bolsista Ejhon Lucas Costa foi o primeiro colocado nas áreas das Ciências Humanas e do Serviço de Informação e Documentação. A pesquisa resultou numa nota biográfica do médico e naturalista paraense Francisco da Silva Castro (1815-1899) e também em um inventário de sua produção intelectual.
A pesquisadora Claudia López (COCHS/MPEG) foi a orientadora da bolsista Ana Manoela Soares, que teve seu trabalho premiado em segundo lugar. O objetivo da pesquisa foi compreender como se dá a formação do ser, da pessoa e da corporalidade das mulheres Karipunas do Amapá.
A estudante Dayanne da Silva, orientada pela pesquisadora Helena Lima (COCHS/MPEG), foi a terceira colocada. O trabalho fez uma análise dos solos dos sítios arqueológicos Ibama e Forte, situados em Melgaço (PA), com o propósito de entender os processos de formação desses sítios na Amazônia.
Ciências da Terra e Ecologia – O trabalho do bolsista de inovação tecnológica Francisco Pires, orientado pela pesquisadora Cristine Bastos do Amarante (COCTE/MPEG), foi considerado o melhor nas áreas de Ciências da Terra e Ecologia, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Pires realizou um estudo no qual analisa o potencial farmacológico da aninga (Montrichardia linifera).
Em segundo lugar, vem o trabalho da bolsista Victória Terasawa, orientada pela pesquisadora e diretora do Museu Goeldi, Ana Luísa Albernaz. O trabalho buscou verificar se o aumento da área de conservação de espécies vegetais vulneráveis pode contribuir para reduzir o risco de sua extinção da natureza. A pesquisa realizou a modelagem da distribuição geográfica da castanha-do-pará (Bertholletia excelsa), cedro (Cedrela fissilis e C. odorata), cipó-titica (Heteropsis flexuosa) e mogno (Swietenia macrophylla), além de avaliar a proporção da área de ocorrência dessas espécies nas unidades de conservação de proteção integral da Amazônia.
Com a orientação de Cristine Bastos do Amarante, a pesquisa do bolsista Anderson Botelho foi a terceira colocada na área. Levando em conta a capacidade da aninga de absorver altos teores de metais, o trabalho fez uma avaliação do potencial bioacumulador da planta, o que pode ser uma importante ferramenta no combate à poluição ambiental.
Sistemática e Ecologia Animal – O trabalho do bolsista Gabriel Costa Oliveira, orientado pela pesquisadora Ana Prudente (COZOO/MPEG), foi considerado o melhor na área de Zoologia. A pesquisa realizou a revisão morfológica, variação geográfica e a redescrição da perereca amazônica Callimedusa tomopterma.
Com a orientação do pesquisador Marcelo Sturaro (PPGZOOL/MPEG-UFPA), o trabalho da bolsista Izadora Silva ficou em segundo lugar. A pesquisa buscou identificar possíveis espécies novas de Physalaemus ephippifer, um anfíbio que ocorre em cinco países amazônicos (Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela).
Em terceiro lugar ficou o trabalho da bolsista Lorrany Brito, sob a orientação do pesquisador Cleverson dos Santos (COZOO/MPEG). O trabalho realizou a estimativa da abundância e distribuição espaço-temporal de caranguejos e siris (Brachyura) capturados pela pesca industrial do camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis) na Plataforma Continental do Amazonas.
Sistemática Vegetal, Ecologia e Manejo – O trabalho da bolsista Taiana Silva, orientada pelo pesquisador Pedro Lage Viana (COBOT/MPEG), foi considerado o melhor na área de Botânica. A pesquisa resultou num levantamento da flora fanerogâmica das cangas da Serra Arqueada, localizada em Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará.
Em segundo lugar, ficou o trabalho da bolsista Tainá dos Anjos, cm a orientação da pesquisadora Eloisa Andrade (COBOT/MPEG), que avaliou durante um ano o rendimento e a composição química das folhas secas da espécie Myrcia splendes.
O terceiro melhor trabalho da área foi o da bolsista Ellem Alves, orientada pela pesquisadora Marlia Coelho-Ferreira (COBOT/MPEG). Dedicado às plantas medicinais, o trabalho fez uma pesquisa na literatura científica das informações farmacológicas das plantas encontradas na Coleção Etnobotânica do Museu Goeldi.
Lista dos trabalhos premiados no seminário de iniciação científica do Museu Goeldi (por área):
Coordenação de Ciências Humanas - COCHS / SEIDO
- 1. Trajetória e obra do médico e naturalista Francisco da Silva Castro (1815-1899)
Bolsista PIBIC: Ejhon Lucas Dias Costa
Orientador: Dr. Nelson Sanjad
- 2. Mulheres Karipunas do Amapá: a corporalidade do ser feminino
Bolsista PIBIC: Ana Manoela Primo dos Santos Soares
Orientadora: Dra. Claudia Leonor López Garcés
- 3. Estudo de caracterização das terras pretas arqueológicas da região de Caxiuanã no âmbito do projeto: Ocupação Humana no Delta Amazônico
Bolsista PIBIC: Dayanne Martins da Silva
Orientadora: Dra. Helena Pinto Lima
Coordenadoria de Ciências da Terra e Ecologia – COCTE
- 1. Desenvolvimento de medicamento fitoterápico com ação antitumoral contra linhagens celulares de glioma a partir de Montrichardia linifera (Arruda) Schott
Bolsista PIBIT: Francisco Daniel da Silva Pires
Orientadora: Dra. Cristine Bastos do Amarante
- 2. Modelagem de espécies vegetais vulneráveis em unidades de conservação de proteção integral na Amazônia
Bolsista PIBIC: Victória de Paula Paiva Terasawa
Orientadora: Ana Luísa Albernaz
3. Avaliação do potencial bioacumulador e fitorremediador de Montrichardia linifera (Arruda) Schott.
Bolsista PIBIC: Anderson de Santana Botelho
Orientadora: Dra. Cristine Bastos do Amarante
Coordenação de Zoologia – COZOO
1. Revisão sistemática, variação geográfica e redescrição da perereca amazônica Callimedusa tomopterma (Cope 1868) (Anura; Phyllomedusidae)
Bolsista PIBIC: Gabriel Costa Oliveira
Orientadora: Dra. Ana Lúcia da Costa Prudente
2. Variação morfológica e molecular em Physalaemus ephippifer (Steindachner, 1864) (Anura: Leptodactylidae)
Bolsista PIBIC: Izadora Emanuelle Costa Silva
Orientador: Dr. Marcelo José Sturaro
3. Abundância e distribuição espaço-temporal dos caranguejos (Crustacea: Brachyura) capturados pela pesca industrial do camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis Pérez Farfante, 1967) na Plataforma Continental do Amazonas
Bolsista PIBIC: Lorrany Furtado de Brito
Orientador: Dr. Cleverson Rannieri Meira dos Santos
Coordenação de Botânica - COBOT
1. Levantamento da flora fanerogâmica das cangas da Serra Arqueada, Ourilândia do Norte, Pará, Brasil
Bolsista PIBIC: Taiana Silva
Orientador: Dr. Pedro Lage Viana
2. Avaliação do rendimento e composição química do óleo essencial das folhas de Myrcia splendens (Sw.) DC. (Myrtaceae)
Bolsista PIBIC: Tainá dos Anjos
Orientadora: Dra. Eloísa Helena de Aguiar Andrade
3. Plantas medicinais da coleção etnobotânica do MPEG: revisão farmacológica
Bolsista PIBIC: Ellem Suane Ferreira Alves
Orientadora: Dra. Márlia Coelho-Ferreira