Notícias
Diálogos sobre temas urgentes relacionados às mudanças climáticas no Museu Goeldi
.
Agência Museu Goeldi - Um rio, ao longo do seu percurso, tende a se encontrar com outros rios até desaguar no mar. E a cada encontro, eles já não são mais os mesmos que eram antes. A confluência entre os rios gera transformações, eles se unem, crescem, se fortificam e desaguam no mar como uma coisa só, mas que no passado já foram muitos.
E assim como os rios, a cada encontro as pessoas podem se transformar e também podem gerar transformações sociais significativas após compartilharem entre si de suas ideias, experiências e histórias de vida. É com esse objetivo de confluir e compartilhar que o Instituto Tomie Ohtake realiza entre os dias 21 e 23 de novembro, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, uma programação diversificada, com diálogos importantes e urgentes sobre iniciativas transformadoras que buscam combater a crise climática e suas consequências.
Com curadoria de Sabrina Fontenelle e Vânia Leal, a segunda etapa do projeto “Um rio não existe sozinho” traz diálogos com escritores, pesquisadores, especialistas, artistas e organizações da sociedade civil. Além das mesas de diálogos, uma oficina sobre processos e usos da fibra natural do açaí será realizada no sábado, dia 23. A iniciativa também prevê diversas ações e atividades em Belém e em São Paulo nos próximos dois anos.
Confira a programação completa de “Um rio não existe sozinho | Diálogos Belém”. Participe, clique nos títulos das atividades e acesse aos formulários de inscrição.
Texto: Denise Salomão
Serviço
Abertura (com Ana Roman e Sue Costa):
Data: Quinta-feira (21/11)
Hora: 9h
Mesa 1 - Confluência de Saberes
(com João de Jesus Paes Loureiro, Elaine Arruda, Viviana Pozzoli, e Alessandro Fracta, com mediação de Lucia das Graças Santana da Silva).
Data: Quinta-feira (21/11)
Hora: 9h15
Mesa 2 - Abrir caminhos em comunidade
(com Noelia Monteiro, Francelino Mesquita, Viviane Fortes, com mediação de Regina Oliveira da Silva).
Data: sexta-feira (22/11)
Horário: 9h às 12h
Oficina | Novos começos para o fim: processos e usos com as fibras naturais de açaí
(com Noelia Monteiro e Lina Bufalino)
Data: sábado (23/11)
Horário: 9h às 12h